Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioensaio em zebrafish para análise toxicológica do consumo abusivo de ketamina

Processo: 14/00272-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Bruno Spinosa de Martinis
Beneficiário:Eduardo Geraldo de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bioensaio   Peixe-zebra   Danio rerio   Ketamina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cromatografia gasosa | Espectrometria de massas | Ketamina | Zebrafish | Toxicologia Analítica

Resumo

Na era contemporânea, o fenômeno da busca pelos paraísos artificiais tem atraído muitas pessoas à experimentação e consumo de substâncias psicoativas com a proposta de se atingir novas perspectivas de pensamento, sensações e estados psicoemocionais. O fato de esta busca incessante estar associada à procura constante de substâncias que produzam efeitos mais intensos tem promovido significativamente o surgimento de Novas Substâncias Psicoativas (NSPs). De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), as NSPs são toda e qualquer substância psicoativa não regulamentada comercializada e utilizada para imitar os efeitos de drogas controladas. Em geral, essas substâncias possuem propriedades toxicológicas parcial (no caso de fármacos de abuso, para doses terapêuticas, por exemplo) ou totalmente desconhecidas (como as drogas de desenho) e são de fácil acesso comercial para compra e consumo, o que configura um sério problema de saúde pública. Estudos recentes têm explorado o uso de zebrafish, um peixe da espécie Danio rerio, como um modelo animal alternativo para análises de drogas e fármacos. O zebrafish possui muitas semelhanças fisiológicas com mamíferos, incluindo seres humanos, genoma totalmente sequenciado e respostas comportamentais confiáveis. Entretanto, ainda inexistem bioensaios com zebrafish para a quantificação de muitas drogas em uma matriz biológica do animal, principalmente para as novas substâncias psicoativas como a ketamina. O projeto consiste em um estudo de Toxicologia Experimental, visando identificar e elucidar os efeitos da ação tóxica da ketamina sobre o zebrafish, e de Toxicologia Analítica, visando identificar e quantificar a ketamina em fluidos biológicos do animal. Mais especificamente, os objetivos deste estudo são avaliar a viabilidade da utilização de zebrafish (Danio rerio) como modelo animal de exposição à ketamina, avaliar os efeitos induzidos pela ação tóxica da ketamina em zebrafish por respostas comportamentais e desenvolver um método analítico para detecção e quantificação desse fármaco em globo ocular do animal empregando a técnica de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, EDUARDO GERALDO; BRUNI, ALINE THAIS; DE MARTINIS, BRUNO SPINOSA. Ketamine induces anxiolytic effects in adult zebrafish: A multivariate statistics approach. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 537-546, . (14/00272-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Eduardo Geraldo de. Zebrafish como organismo-modelo para análises de efeitos comportamentais e toxicológicas da cetamina empregando cromatografia em fase gasosa e estatística multivariada. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.