Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografias das variações escolares e multiplicidades no pensamento

Processo: 14/07477-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Beneficiário:Laisa Blancy de Oliveira Guarienti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/03424-4 - Cartografias das paixões escolares: em busca do Eros perdido, BE.EP.DR
Assunto(s):Artes   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Artes | filosofia da diferença | transtornos de déficit de atenção e hiperatividade | variação do pensamento | Linguagem e Arte em Educação

Resumo

O projeto pretende cartografar as variações do pensamento escolar e os desmembramentos que tal processo torna possível, isto é, investigar, através de oficinas pedagógicas, com ênfase nas artes, os problemas de aprendizagem apontados principalmente pelos professores, psicólogos, psicopedagogos e psiquiatras, lidando com tais problemas como campos abertos às aprendizagens inventivas. Transformar o problema da aquisição da aprendizagem, diagnosticado como um transtorno psicopatológico, em estratégias para pensar a educação. Considerando a relevância com relação aos problemas atuais do ensino escolarizante, propõe-se potencializar tais variações dos modos de apreender, a princípio, indesejáveis pela comunidade escolar, e subverter tal pensamento. Fazer um jogo invertido do problema, onde o problema tido como adoecimento e inadaptação se torne um problema interessante, desejável e com potencial para desenvolver outras formas de expressão com os estudantes. Serão realizadas oficinas de invenção, utilizando recursos artísticos ligados ao corpo e as imagens, para que os referidos problemas sejam moventes em direção a algo que adquira sentidos na vida prática dos aprendizes, proliferando diferentes imagens do pensamento (multiplicidade) e não somente as imagens ortodoxas (acomodação, representação e recognição) fortemente institucionalizadas. Pensar estas oficinas como práticas educativas em conexão com o campo das artes, buscando estabelecer uma possível criação de problemas interessantes para um coletivo de estudantes e potencializar pensamentos tidos como inadequados para a instituição escolar como novas formas de expressão de um novo pensar multiplicador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUARIENTI, Laisa Blancy de Oliveira. Variações escolares e multiplicidades no pensamento. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.