Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação cultural do dynamic Indicators of basic early literacy skills (DIBELS) para escolares do 1º ao 2º ano do ensino público fundamental

Processo: 14/08748-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Caroline Giovana de Marco
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Tradução   Adaptação cultural   Rendimento escolar   Avaliação da aprendizagem   Fluência   Leitura   Crianças em idade escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | ensino | Fluência de leitura | Fonoaudiologia | Leitura | Linguagem

Resumo

Os objetivos deste estudo são realizar a tradução e a adaptação cultural do Dynamic Indicators of Basic Early Literacy Skills (DIBELS), para escolares de 6 a 7 anos e 11 meses de idade e, caracterizar e comparar o desempenho dos escolares na adaptação cultural brasileira. Este estudo será realizado em duas fases: Fase 1: Tradução e adaptação cultural do procedimento Dynamic Indicators of Basic Early Literacy Skills (DIBELS) e Fase 2: Aplicação do DIBELS. Participarão 200 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 anos a 7 anos e 11 meses de idade, que frequentam do 1º ao 2o ano do ensino público municipal da cidade de Marília-SP distribuídos em dois grupos: GI composto por 100 escolares de 6 anos a 6 anos e 11 meses de idade, GII composto por 100 escolares de 7 anos a 7 anos e 11 meses de idade. Como procedimentos serão aplicadas a tradução e a adaptação das seis provas do DIBELS (Fluência de nomeação de letras, Fluência de segmentação fonêmica; Fluência de leitura de pseudopalavras; Fluência de leitura de palavras; Fluência de leitura oral de texto, Fluência de reconto oral). A análise dos dados será realizada por meio de escores em cada tarefa do procedimento, e os resultados serão analisados estatisticamente, objetivando caracterizar e comparar o desempenho dos escolares dos grupos GI e GII nas seis tarefas do DIBELS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)