Busca avançada
Ano de início
Entree

Macaubest: construção de um atlas transcriptômico em macaúba (Acrocomia aculeata)

Processo: 14/07265-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Bárbara Regina Bazzo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal   Acrocomia aculeata   Macaúba   Expressão gênica   Marcador molecular   Transcriptoma   Análise de sequência de RNA

Resumo

A utilização de diferentes matérias primas para a produção de biodiesel é muito bem vinda ao país na medida em que a grande extensão de terras cultiváveis e clima diversificado dão oportunidades a que diferentes regiões do país participem da produção da matéria graxa necessária. A macaúba (macaw palm) é a palmeira nativa de maior ocorrência no Brasil, estando presente em todas as regiões e inclusive em áreas com déficit hídrico, cuja elevada produtividade de frutos com altos teores de óleo na polpa e na semente a credenciam como uma das principais alternativas para o fornecimento de matéria prima para biodiesel. Os primeiros plantios comerciais foram realizados há cerca de quatro anos a partir de mudas de sementes de plantas nativas. Assim, estudos de caracterização da diversidade genética e de pré-melhoramento, base para um programa de melhoramento da espécie, tiveram início apenas na última década, com a seleção de plantas matrizes e avaliação de suas progênies. Diante desse contexto, o objetivo do projeto é produzir o atlas transcriptômico, através da metodologia do sequenciamento de RNA pela plataforma Illumina, de forma a identificar os diferentes genes expressos em diferentes tecidos, realizar a anotação funcional, e estabelecer relação genética entre a macaúba (Acrocomia aculeata) e o dendê (Elaeis guineensis Jacq.). Para isso, o cDNA será sintetizado a partir do RNA extraído de tecidos de raiz, caule, folha, flor e frutos em diferentes estádios de desenvolvimento. Assim, a proposta visa a encontrar genes candidatos para uso no programa de melhoramento genético da macaúba e o desenvolvimento de marcadores moleculares para estudos de caracterizacão da diversidade genética, seleção assistida e mapeamento das populações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAZZO, BARBARA REGINA; DE CARVALHO, LUCAS MIGUEL; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; COLOMBO, CARLOS AUGUSTO. Development of novel EST-SSR markers in the macauba palm (Acrocomia aculeata) using transcriptome sequencing and cross-species transferability in Arecaceae species. BMC PLANT BIOLOGY, v. 18, NOV 12 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAZZO, Bárbara Regina. Macaubest: a comprehensive transcriptome of macaúba palm (Acrocomia aculeata) : Macaubest: atlas transcriptômico da macaúba (Acrocomia aculeata). 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação BR1020180148893 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Solicitação em análise e dentro do prazo legal de sigilo previsto na legislação - 20 de julho de 2018

 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.