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Atribuição de causalidade ao desempenho acadêmico e autoestima em estudantes de ciências contábeis

Processo: 14/10194-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Gilberto de Andrade Martins
Beneficiário:Marília Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atribuição de causalidade   Avaliação de desempenho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atribuição de causalidade | desempenho acadêmico | Educação em Ciências Contábeis | Educação em Ciências Contábeis

Resumo

A presente pesquisa busca identificar os fatores atributivos ao desempenho acadêmico de alunos do curso de Ciências Contábeis nas modalidades de ensino presencial e a distância. Busca-se ainda obter evidências sobre a relação entre o sucesso e o fracasso dos estudantes de Ciências Contábeis e suas autoestimas. O instrumento de coleta de dados será o questionário, elaborado com a utilização de perguntas abertas e fechadas com o objetivo de identificar o perfil do estudante (dados demográficos, socioeconômicos e acadêmicos), fatores atributivos do desempenho acadêmico e suas dimensões causais, sentimentos diante do desempenho obtido e nível de autoestima. A população da pesquisa será os estudantes de Ciências Contábeis nas modalidades de ensino presencial e EaD, matriculados no primeiro semestre do ano letivo de 2014, nos períodos finais do curso (sexto, sétimo e oitavo períodos), nas universidades federais brasileiras que ofertam o curso em ambas a modalidade de ensino (UFES e UFSC). Espera-se que os fatores atributivos internos estejam relacionados com o sucesso e o fracasso acadêmico dos estudantes brasileiros nas modalidades de ensino presencial e EaD; que os fatores atributivos ao desempenho acadêmico percebido pelos estudantes sejam diferentes entre as modalidades de ensino. Dado especificidade do EaD, acredita-se que o fator atributivo esforço seja mais indicado como causa do sucesso do que na modalidade presencial. Espera-se ainda que estudantes com baixa autoestima atribuam o baixo desempenho a fatores atributivos internos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Marília. Atribuição de causalidade ao desempenho acadêmico e autoestima de estudantes de Ciências Contábeis. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.