Busca avançada
Ano de início
Entree

Idea del Tempio della Pittura (1590) de Giovanni Paolo Lomazzo: estudo crítico da obra e tradução comentada

Processo: 14/05800-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Cesar Marques Filho
Beneficiário:Gabriela Paiva de Toledo
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/00028-0 - Idea del Tempio della Pittura de Giovanni Paolo Lomazzo (1590): estudo crítico da obra e tradução comentada, BE.EP.MS
Assunto(s):História da arte   Itália   Renascimento   Pintores de obras   Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Idea del Tempio della pittura | Lomazzo | Renascimento | História da Arte

Resumo

O projeto tem como objetivo a análise da obra de Giovanni Paolo Lomazzo (1538 - 1592), Idea del tempio della pittura, publicada em 1590, obra de fulcral importância para a historiografia artística do final do século XVI na Itália. Parte de um conjunto de textos e tratados sobre arte escritos por Lomazzo sobretudo após sua cegueira, ocorrida a partir da década de 1570, o Idea del tempio della pittura apresenta uma grande diversidade de influências: além de envolver preceitos teóricos do Humanismo, reúne também a Medicina Humoral, a Astrologia, a magia, a Psicologia, a Física dos elementos e a Fisionomia, por vezes resultando em uma linha de pensamento bastante complexa, frequentemente considerada por sua fortuna crítica como teoricamente heteróclita e pouco coesa. O Idea foi associado ao ecletismo e criticado como defensor de ideias não conformes com os paradigmas racionalistas da assim chamada high renaissance. Dessa maneira, a maior parte dos estudos sobre o Idea del tempio privilegiou seu interessante quadro esquemático e seu uso da metáfora do templo da pintura. Menos perceptível permanece nessa tradição crítica a ossatura propriamente conceitual da obra, tanto mais porque essa é indissociável da própria metáfora do sistema do templo. São escassos em geral, e inexistentes no cenário brasileiro, os estudos que abordam monograficamente o Idea, analisando suas concepções artísticas, seu quadro esquemático e teórico - importante para entender a arte italiana no momento da hegemonia espanhola sobre a península. De onde o interesse de uma pesquisa aprofundada sobre a obra. A pesquisa deve redundar numa dissertação de mestrado que oferecerá complementarmente uma tradução comentada do texto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLEDO, Gabriela Paiva de. Idea del tempio della pittura (1590) de Giovanni Paolo Lomazzo: estudo crítico da obra e tradução parcial comentada. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.