Busca avançada
Ano de início
Entree

Da matemática à dialética no Parmênides: a evolução do conceito de hipótese como momento decisivo da epistemologia platônica

Processo: 14/05437-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Irineu Bicudo
Beneficiário:Gustavo Barbosa
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/26690-6 - O Parmênides de Platão no contexto do Laboratório Matemático, BE.EP.PD
Assunto(s):Epistemologia   História da matemática   Filosofia da matemática   Hermenêutica   Heurística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemologia | filosofia da matemática | hermenêutica | heurística | História da matemática | História da Matemática

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é verificar a evolução do conceito de hipótese no Parmênides de Platão. Amplamente aceito como pertencente à transição entre as fases da "maturidade" e da "velhice", o diálogo representa uma evolução do pensamento de Platão, principalmente em função da maneira como apresenta a teoria das Ideias. Em meio à autocrítica que determina uma revisão da filosofia platônica ocorre uma transformação epistemológica. Antes do Parmênides, verifica-se uma forte influência de procedimentos matemáticos na constituição da dialética, e, depois dele, a determinação de um método classificatório que procede por meio de divisões, de base lógico-linguística. Ambos os procedimentos se imbricam no Parmênides sob a forma de uma reformulação eleática, que por sua vez reformula elementos do pitagorismo. A metodologia utilizada constitui-se da interpretação do diálogo a partir do desenvolvimento da matemática. Essa proposta hermenêutica contextualiza os temas e problemas inerentes ao diálogo paralelamente à história da matemática, considerando o seu conteúdo fragmentário e ausente de fundamentação. Com isso, pretende-se destacar quais os elementos da matemática e da filosofia sofrem transformações, uns sob a ação dos outros, e quais são elas. A compreensão dos detalhes da relação de influência recíproca entre essas duas ciências desvela uma interação contínua de processos que culmina no delineamento da dialética platônica e também no processo de formalização euclidiana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)