Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, aprimoramento, calibração e avaliação de um modelo baseado em processos para a cana-de-açúcar brasileira

Processo: 14/05887-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fabio Ricardo Marin
Beneficiário:Murilo dos Santos Vianna
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/16214-5 - Aprimorando a simulação da cultura da cana-de-açúcar baseado em um modelo agro-hidrológico combinado, BE.EP.DR
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Palhada

Resumo

A cana-de-açúcar é umas das culturas de maior importância social, econômica e ambiental para o Brasil. Com o aumento da demanda de etanol pela frota crescente de veículos flexfuel e com preço atrativo do açúcar, a cultura expandiu-se fortemente ao longo da última década chegando a áreas com diferentes características edafo-climáticas, onde os riscos climáticos são um desafio para a produção economicamente viável da cultura. Por um lado, a irrigação torna-se a prática mais adequada para o estabelecimento e manutenção da cultura, por outro a resposta da cultura a diferentes condições edafo-climáticas e de manejo ainda é incerta. Nesse sentido, o uso de modelos dinâmicos de crescimento, baseados em processos biofísicos, torna-se uma forma de apoio à tomada de decisão e planejamento da cultura no Brasil. Para reduzir as incertezas das simulações desse tipo de modelo, a literatura sugere o uso de pelo menos três modelos em conjunto (abordagem multi-modelos). Para cana-de-açúcar há somente dois disponíveis aos usuários - APSIM-Sugar e DSSAT/CANEGRO. Este projeto tem por objetivo desenvolver, calibrar e avaliar um novo modelo dinâmico de crescimento da cana-de-açúcar, partindo de uma estrutura já descrita para as condições brasileiras, com foco na gestão hídrica dos canaviais. Um experimento de campo será conduzido em Piracicaba para a obtenção de dados focados para a geração de novos algoritmos e aprimoramento da modelagem dos processos de balanço hídrico no solo e evapotranspiração da cultura e crescimento das soqueiras. Dados da literatura serão utilizados para incluir no modelo o efeito da elevação na concentração do CO2 atmosférico e da palhada no solo sobre o desenvolvimento e crescimento da cultura. Um conjunto de dados experimentais coletados em diferentes regiões do Brasil com a mesma variedade cultivada em Piracicaba será utilizado para calibração e avaliação em condições distintas, permitindo descrever de modo consistente as habilidades e limitações do novo modelo, bem como os erros associados a simulação com esta nova ferramenta. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANNA, MURILO DOS SANTOS; PINTO NASSIF, DANIEL SILVEIRA; CARVALHO, KASSIO DOS SANTOS; MARIN, FABIO RICARDO. Modelling the trash blanket effect on sugarcane growth and water use. COMPUTERS AND ELECTRONICS IN AGRICULTURE, v. 172, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
PINTO NASSIF, DANIEL SILVEIRA; DA COSTA, LEANDRO GARCIA; VIANNA, MURILO DOS SANTOS; CARVALHO, KASSIO DOS SANTOS; MARIN, FABIO RICARDO. The role of decoupling factor on sugarcane crop water use under tropical conditions. EXPERIMENTAL AGRICULTURE, v. 55, n. 6, p. 913-923, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
MARIN, FABIO R.; ANGELOCCI, LUIZ R.; NASSIF, DANIEL S. P.; VIANNA, MURILO S.; PILAU, FELIPE G.; DA SILVA, EVANDRO H. F. M.; SOBENKO, LUIZ R.; GONCALVES, ALEXANDRE O.; PEREIRA, RODOLFO A. A.; CARVALHO, KASSIO S. Revisiting the crop coefficient-reference evapotranspiration procedure for improving irrigation management. THEORETICAL AND APPLIED CLIMATOLOGY, v. 138, n. 3-4, p. 1785-1793, NOV 2019. Citações Web of Science: 1.
MARIN, FABIO R.; ANGELOCCI, LUIZ R.; NASSIF, DANIEL S. P.; COSTA, LEANDRO G.; VIANNA, MURILO S.; CARVALHO, KASSIO S. Crop coefficient changes with reference evapotranspiration for highly canopy-atmosphere coupled crops. Agricultural Water Management, v. 163, p. 139-145, JAN 1 2016. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANNA, Murilo dos Santos. Modelagem funcional, estrutural e agro-hidrológica da cultura da cana-de-açúcar: rumo a uma plataforma de simulação de sistemas agrícolas brasileiros. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.