Busca avançada
Ano de início
Entree

Escuta dicótica verbal em indivíduos com gagueira: efeito do tipo de tarefa, tipo de estímulo e demanda cognitiva

Processo: 14/09816-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristina Ferraz Borges Murphy
Beneficiário:Aline Tocchini Pascoinelli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Aptidão cognitiva   Lateralidade   Gagueira   Processamento auditivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Processamento Auditivo | Audiologia

Resumo

Pesquisas têm estudado o desempenho de indivíduos com gagueira em testes de escuta dicótica verbal com o intuito de investigar alterações relacionadas à dominância hemisférica para linguagem. Os resultados são controversos; alguns estudos demonstraram ausência de vantagem da orelha direita na situação de atenção livre, enquanto outros não encontraram diferenças entre o padrão de lateralização para este grupo e grupo controle. Diferenças metodológicas entre os estudos como parâmetros dos estímulos utilizados, tipo de tarefa e perfil dos participantes são citadas como justificativas para os resultados contraditórios. Baseados nesta diferença, a presente pesquisa focará na investigação sobre de que forma diferentes parâmetros relacionados ao teste podem influenciar no desempenho de indivíduos com gagueira. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar o desempenho de indivíduos com gagueira e grupo controle em testes de escuta dicótica verbal, a partir de diferentes paradigmas: "tipo de estímulo (dígitos x sílabas)", "tipo de tarefa (atenção livre x direcionada)" e "demanda cognitiva (número de pares apresentados)". Espera-se que grupo de indivíduos com gagueira apresente desempenho diferente de grupo controle, em termos de lateralidade, e que estas diferenças sejam mais acentuadas para determinadas situações como as de maior demanda cognitiva ou atenção direcionada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASCOINELLI, ALINE TOCCHINI; SCHOCHAT, ELIANE; MURPHY, CRISTINA FERRAZ BORGES. Executive Function and Sensory Processing in Dichotic Listening of Young Adults with Listening Difficulties. JOURNAL OF CLINICAL MEDICINE, v. 10, n. 18, . (14/09816-6)