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Caracterização das habilidades auditivas em indivíduos com e sem aprendizado musical formal

Processo: 17/25132-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Daniela Gil
Beneficiário:Nina Vazquez de Camargo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical   Audiologia   Música   Audição   Aprendizagem   Processamento auditivo

Resumo

Sabe-se que a prática musical estimula aspectos auditivos e que seu treinamento pode promover adaptações neurais que aprimoram respostas perceptuais - auditivas. Além disso, por ser um fator interligado à plasticidade cerebral pode-se generalizar esse aprimoramento à aspectos cognitivos e relacionados à linguagem. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo caracterizar as habilidades auditivas para indíviduos com e sem aprendizado musical formal sem fim terapêutico, por meio de testes de avaliação do Processamento Auditivo Central. Os procedimentos utilizados para a avaliação e caracterização das habilidades auditivas da amostra serão a Escala de Funcionamento Auditivo (SAB), Teste Padrão de Duração (TPD), Teste de Dissílabos Alternados (SSW), Limiar Diferencial de Mascaramento (MLD) e Teste Dicótico Consoante Vogal (DCV) - Etapa de Atenção Livre. Os resultados serão analisados por meio de procedimentos estatísticos e os dados de cada teste serão comparados intra e intergrupos.