Busca avançada
Ano de início
Entree

Terras públicas pra que(m)? Um estudo sobre a função social da propriedade das terras da união

Processo: 13/24260-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Raquel Rolnik
Beneficiário:Fernanda Accioly Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão democrática   Políticas públicas   Reforma urbana   Terras da União   Função social da propriedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:função social da propriedade | Gestão Democrática | Politicas Públicas | Reforma Urbana | Terras Públicas da União | análise de políticas públicas

Resumo

As mudanças trazidas ao marco legal brasileiro e as pressões do campo "democrático-popular" exigiram das gestões progressistas revisão do papel da administração pública, inicialmente na esfera local (anos 90) e em seguida na nacional (a partir de 2003), pela reestruturação democrática e institucional para efetivar o papel irrenunciável do Estado na promoção da garantia de direitos fundamentais da maioria da população. Dentro da política urbana, todavia, importantes obstáculos dificultaram a efetivação da agenda da reforma urbana. Acredita-se que em relação à gestão da propriedade pública federal não tenha sido diferente, e que apesar das modificações no aparato institucional, no marco legal e no modelo de gestão, decorrentes da revisão do conceito de propriedade pública adotado pela Secretaria do Patrimônio da União a partir de 2003, estas não foram suficientes para promover uma guinada na lógica de destinação e gestão das terras da União. Isso não significa que não ocorreram mudanças. Sem deixar de reconhecer a importância dos méritos conquistados, especialmente, no campo do reconhecimento de direitos, essa pesquisa sustenta a hipótese de que aspectos relacionados principalmente à cultura política, jurídica, cartorial e administrativa, tanto na esfera local como na federal, permeados por questões urbanísticas, foram determinantes para impedir avanços mais significativos no cumprimento da função social da propriedade pública da União. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Fernanda Accioly. Terras de exclusão, portos de resistência: um estudo sobre a função social das terras da União. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.