Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento físico aeróbio sobre a concentração e a distribuição plasmática e arterial de óxidos de colesterol em camundongos dislipidêmicos

Processo: 14/07617-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marisa Passarelli
Beneficiário:Guilherme da Silva Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Treinamento físico   Óxidos de colesterol   Camundongos knockout   Dislipidemias   Aterosclerose

Resumo

Óxidos de colesterol são derivados oxigenados do colesterol que regulam o desenvolvimento da aterosclerose, por modularem seletivamente o estresse oxidativo e inflamatório e mediarem a exportação de lípides em macrófagos arteriais. Além disso, atuam como precursores de ácidos biliares na etapa final de excreção do colesterol na bile. O 27-hidroxicolesterol é o óxido de colesterol mais abundante na circulação, carreado principalmente pelas HDL. O exercício físico regular melhora o transporte reverso de colesterol, promovendo a remoção de colesterol de macrófagos e seu trânsito ao fígado, o que contribui para a redução da aterosclerose. Nossa hipótese é de que o treinamento físico possa alterar a concentração e a distribuição de subespécies de óxidos de colesterol no compartimento plasmático e arterial em camundongos dislipidêmicos, refletindo a mobilização de lípides arteriais pelo transporte reverso. O objetivo deste estudo é avaliar a concentração e distribuição de óxidos de colesterol no plasma e aorta de camundongos knockout para E submetidos a programa de treinamento físico aeróbio. Os animais serão aleatoriamente divididos em grupo sedentário e treinado (esteira 15m/min, 30 min por dia, 5 vezes na semana, durante 6 semanas). A concentração de colesterol total, HDL colesterol, triglicérides e glicose será determinada por métodos enzimáticos e a dos óxidos de colesterol (24S-hidroxicolesterol, 25-hidroxicolesterol, 27- hidroxicolesterol, 7-cetocolesterol, 7 beta-hidroxicolesterol), por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massa (CG-MS), após extração do plasma e tecido arterial. O mRNA total será extraído da aorta para quantificação da expressão das Cyp27a e Cyp7b (as quais, respectivamente, geram e convertem o 27-hidroxicolesterol). Os achados serão importantes para compreensão dos mecanismos pelos quais o exercício físico previne e regride a aterosclerose e indicará se a concentração de óxidos de colesterol pode ser um marcador desses efeitos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, PAULA R.; DA SILVA, KAROLLINE S.; IBORRA, RODRIGO T.; OKUDA, LIGIA S.; GOMES-KJERULF, DIEGO; FERREIRA, GUILHERME S.; MACHADO-LIMA, ADRIANA; ROCCO, DEBORA D. F. M.; NAKANDAKARE, EDNA R.; MACHADO, UBIRATAN F.; CORREA-GIANNELLA, MARIA L.; CATANOZI, SERGIO; PASSARELLI, MARISA. Exercise Training Favorably Modulates Gene and Protein Expression That Regulate Arterial Cholesterol Content in CETP Transgenic Mice. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 9, MAY 8 2018. Citações Web of Science: 3.
FERREIRA, GUILHERME SILVA; PINTO, PAULA R.; IBORRA, RODRIGO T.; DEL BIANCO, VANESSA; MELLO SANTANA, MONIQUE FATIMA; NAKANDAKARE, EDNA REGINA; NUNES, VALERIA S.; NEGRAO, CARLOS E.; CATANOZI, SERGIO; PASSARELLI, MARISA. Aerobic Exercise Training Selectively Changes Oxysterol Levels and Metabolism Reducing Cholesterol Accumulation in the Aorta of Dyslipidemic Mice. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 8, SEP 5 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Guilherme da Silva. Treinamento físico aeróbio altera seletivamente a concentração e o metabolismo arterial de óxidos de colesterol e reduz colesterol na aorta de camundongos dislipidêmicos. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.