Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatzer e os seus usos

Processo: 14/06139-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Arantes
Beneficiário:Pedro Mantovani
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estética (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brecht | Fatzer | fragmento | Estética

Resumo

Trata-se de propor uma leitura acerca do trabalho inacabado de Brecht com o Fatzer, comparando os fragmentos publicados pelo autor em 1930, sob o título Fatzer, com o conjunto de fragmentos que não foi destinado à publicação, o Complexo Fatzer. Nossa leitura abarcará, em primeiro lugar, uma análise dos temas incrustados no bojo dos dois conjuntos de fragmentos, a saber, o entrave à revolução e a suposta conversão do associal em revolucionário, à luz de suas matrizes históricas. Em segundo lugar, o desenvolvimento da hipótese de que a interrupção do trabalho por Brecht, observando rigorosamente uma concepção dialética entre forma e história como princípio de trabalho, se deveu à impossibilidade de encontrar uma forma totalizante para as matérias históricas trabalhadas em função de características intrínsecas às mesmas. Em terceiro lugar, o exame do fragmento como forma, sugerido por Brecht no final de sua vida, em contraste com o modo como Heiner Müller se apropria dessa sugestão para elaborar a sua noção de fragmento sintético e sua 'versão' do material encenada em 1978. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANTOVANI, Pedro. Fatzer: revolução e contrarrevolução na Alemanha. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.