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Autor(es): |
Pedro Mantovani
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) |
Data de defesa: | 2018-02-20 |
Membros da banca: |
Paulo Eduardo Arantes;
Rafael Litvin Villas Boas;
Jose Antonio Pasta Junior;
Sérgio Ricardo de Carvalho Santos;
Anderson Gonçalves da Silva
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Orientador: | Paulo Eduardo Arantes |
Resumo | |
Este trabalho tem como objetivo propor um comentário acerca do complexo Fatzer de Bertolt Brecht. Trata-se, por um lado, da leitura do conjunto de fragmentos trabalhados por Brecht entre 1926 e 1930, divididos em documento e comentário, que não foram publicados durante a vida do autor. Entendemos que neste conjunto podemos encontrar, em primeiro lugar, um registro do processo de formação artística e política do autor, sua passagem para o marxismo ocorrida na república de Weimar nos anos vinte. Em segundo lugar, identificamos no material o método dialético de configuração artística de Brecht em ação, ao qual ele uma vez referiu-se como o mais alto padrão técnico. Por outro lado, propomos uma leitura do fragmento Fatzer publicado no primeiro dos seus Versuche em 1930. A nossa hipótese é que este pode ser entendido como uma obra de agitprop brechtiana em defesa da Frente Única. (AU) | |
Processo FAPESP: | 14/06139-3 - Fatzer e os seus usos |
Beneficiário: | Pedro Mantovani |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |