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Fatzer: revolução e contrarrevolução na Alemanha

Texto completo
Autor(es):
Pedro Mantovani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Eduardo Arantes; Rafael Litvin Villas Boas; Jose Antonio Pasta Junior; Sérgio Ricardo de Carvalho Santos; Anderson Gonçalves da Silva
Orientador: Paulo Eduardo Arantes
Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor um comentário acerca do complexo Fatzer de Bertolt Brecht. Trata-se, por um lado, da leitura do conjunto de fragmentos trabalhados por Brecht entre 1926 e 1930, divididos em documento e comentário, que não foram publicados durante a vida do autor. Entendemos que neste conjunto podemos encontrar, em primeiro lugar, um registro do processo de formação artística e política do autor, sua passagem para o marxismo ocorrida na república de Weimar nos anos vinte. Em segundo lugar, identificamos no material o método dialético de configuração artística de Brecht em ação, ao qual ele uma vez referiu-se como o mais alto padrão técnico. Por outro lado, propomos uma leitura do fragmento Fatzer publicado no primeiro dos seus Versuche em 1930. A nossa hipótese é que este pode ser entendido como uma obra de agitprop brechtiana em defesa da Frente Única. (AU)

Processo FAPESP: 14/06139-3 - Fatzer e os seus usos
Beneficiário:Pedro Mantovani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado