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O ensino médio de geometria por meio de uma proposta alternativa
Processo: | 14/11531-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2015 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2015 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem |
Pesquisador responsável: | Alessandro Jacques Ribeiro |
Beneficiário: | Alessandro Jacques Ribeiro |
Pesquisador Anfitrião: | Arthur B. Powell |
Instituição Sede: | Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Rutgers The State University of New Jersey, New Brunswick, Estados Unidos |
Assunto(s): | Educação matemática Álgebra Ensino e aprendizagem Formação de professores |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Conhecimento Matemático para o Ensino | Ensino e Aprendizagem de Álgebra | Ensino e Aprendizagem de Matemática | formação de professores de matemática | Educação Matemática |
Resumo A presente proposta de pesquisa insere-se em um projeto mais amplo que investiga os conhecimentos algébricos de professores que ensinam álgebra na educação básica, projeto esse financiado pela CAPES/OBEDUC. Nessa proposta de estágio de pós-doutorado pretende-se investigar o papel do conceito de simetria para a construção de conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores de matemática da educação básica. Tomando-se por base os estudos de Ball e seus colaboradores, bem como os trabalhos de Mishra e Koehler, nosso estudo pretende compreender se e como o conceito de simetria insere-se nos diferentes tipos de conhecimentos requeridos ao professor que vai ensinar álgebra na educação básica. Diferentes pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, apontam para a escassez de investigações que tomem por objeto de pesquisa os conhecimentos dos professores que ensinam álgebra. Ao mesmo tempo, pesquisas que estudam o desempenho dos alunos apontam para conhecimentos procedimentais, mecânicos e desprovidos de significados. Outras pesquisas que tematizam os processos de ensino e de aprendizagem de álgebra circunscrevem essa área do conhecimento como desconectada de outras importantes áreas, com a geometria. Nesse sentido, nosso estudo, pretende inaugurar uma agenda de pesquisa que tome o conceito de simetria com um potencial elo entre a álgebra e a geometria da educação básica, destacando a importância de se discutir tais temáticas desde a formação inicial de professores. (AU) | |
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