Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos componentes moleculares do ciclo circadiano no desenvolvimento e senescência de Apis mellifera

Processo: 14/14194-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Zilá Luz Paulino Simões
Beneficiário:Fabiano Carlos Pinto de Abreu
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/03171-5 - Análise causal do desenvolvimento de Apis mellifera - genes reguladores e redes hierárquicas de expressão gênica na especificação de tecidos e órgãos, AP.TEM
Assunto(s):Apis mellifica   Abelhas operárias   Ritmo circadiano

Resumo

O ciclo circadiano é um mecanismo molecular difundido em diversos organismos, o qual permite a coordenação de vários processos cíclicos e temporais que ocorrem em células e tecidos. Insetos sociais como abelhas têm se destacado como ótimos modelos para estudar a ontogenia dos ritmos circadianos, devido ao seu comportamento social complexo, polietismo etário, facilidade de manipulação do seu ambiente social e sua importância no contexto ecológico. A plasticidade comportamental de abelhas operárias permite que essas desenvolvam atividades rítmicas ou arrítmicas, além de influenciar a divisão de tarefa de acordo com sua idade e o contexto social da colmeia. Em nível molecular, o ciclo circadiano de abelhas Apis mellifera apresenta algumas similaridades e diferenças com outros insetos, e há relatos que sugerem que o seu relógio molecular se aproxima mais ao de mamíferos. Apesar de estudos envolvendo operárias de A. melífera, o ciclo circadiano em abelhas ainda não está com todos os seus componentes elucidados e há uma escassez de dados direcionados para o funcionamento dos osciladores biológicos no desenvolvimento pós-embrionário. É nesse contexto, que a proposta desse projeto se insere, ou seja, caracterizar os componentes moleculares que estão envolvidos no ciclo circadiano de A. mellifera, tanto no desenvolvimento larval quanto em abelhas adultas, utilizando ferramentas para caracterizar e localizar os "clock genes" period, clock, cycle, cryptochrome 2, timeout2, par domain protein 1 e vrille, avaliar seus padrões de expressão gênica e estudar sua função. Além disso, pretendemos identificar microRNAs que estejam envolvidos na regulação dos componentes do ciclo circadiano, bem como genes que estão sob influência do mesmo. Os resultados obtidos nesse projeto permitirão desvendar se os "clock genes" são expressos no desenvolvimento larval e como eles podem atuar coordenando processos biológicos em larvas. Ainda, esperamos gerar um maior entendimento das interações entre o ciclo circadiano e outros processos fisiológicos, como a senescência, em abelhas operárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABREU, FABIANO C. P.; FREITAS, FLAVIA C. P.; SIMIOES, ZILA L. P. Circadian clock genes are differentially modulated during the daily cycles and chronological age in the social honeybee (Apis mellifera). Apidologie, v. 49, n. 1, p. 71-83, FEB 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.