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Prevenção de perda auditiva por exposição a sons intensos para adolescentes com baixa visão

Processo: 14/14306-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Keila Alessandra Baraldi Knobel
Beneficiário:Letícia Maria Malandrin da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Prevenção   Baixa visão   Perda auditiva   Adolescentes   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Baixa visão | Dangerous Decibels | Fonoaudiologia | perda auditiva | prevenção | Audiologia

Resumo

A exposição à sons intensos é a principal causa de perda auditiva em crianças e adolescentes nos EUA, e a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) nessa população vem crescendo ao redor do mundo especialmente por exposição voluntária a sons intensos. Como uma vez instalada a PAINPSE não pode ser tratada, a prevenção é fundamental. O Decibels Perigosos (www.dangerousdecibels.org) é um programa de prevenção de PAINPSE para crianças e adolescentes que já foi traduzido e adaptado para a realidade brasileira e foi avaliado com estudantes do ensino fundamental I. Para indivíduos com baixa visão, a preservação da audição é ainda mais imperativa. Objetivos: (a) Identificar, entre adolescentes com baixa visão, suas queixas auditivas, hábitos e preferências auditivas em atividades de lazer e a percepção do risco de adolescentes adquirirem PAINPSE; (b) adaptar o programa Decibels Perigosos para adolescentes com baixa visão e; (c) avaliar a adequação das adaptações feitas. Métodos: A pesquisadora e as orientadoras adaptarão a sessão educativa do programa Decibels Perigosos que será posteriormente apresentada à população de adolescentes com baixa visão que participam do Programa de Deficiência Visual do CEPRE (N=5). Os participantes responderão a um questionário antes e três meses depois da intervenção. Na semana seguinte à sessão educativa os participantes conversarão sobre suas impressões a respeito do programa e sobre a acessibilidade da intervenção. A sessão será gravada. A análise da discussão com os participantes indicará a relevância da intervenção proposta e sua acessibilidade.

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