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As correntes metodológicas no ensino de línguas próximas: português língua estrangeira (PLE) e espanhol língua estrangeira (ELE)

Processo: 14/11052-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 14 de julho de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Nildiceia Aparecida Rocha
Beneficiário:Nildiceia Aparecida Rocha
Pesquisador Anfitrião: Eva M. Bravo Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira   Linguística aplicada   Internacionalização   Língua portuguesa   Língua espanhola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Correntes metodológicas | Ensino de línguas estrangeiras | Espanhol língua estrangeira | Línguas Próximas | português língua estrangeira | Linguística aplicada ao ensino de línguas próximas

Resumo

Atualmente, no contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países de fala hispânica e nos países de fala lusófona, como também pela valorização do ensino de línguas como línguas estrangeiras como componente de competência comunicativo-discursiva, cultural e social. A partir desse lugar, este projeto de pesquisa de pós-doutorado no exterior pretende estudar as diferentes e variadas correntes metodológicas que estão sendo postas em prática no ensino de PLE e de ELE, especificamente em Cursos de formação docente de ditas línguas, dentro dos contextos de América Latina e da Península Ibérica (com determinados recortes geográficos e históricos). Consideramos ainda, por um lado dar visibilidade a um resgate histórico das correntes metodológicas das citadas línguas nos contextos especificados e, por outro, o reconhecimento das metodologias recorrentes ao longo da história e sobre que materialidade discursiva política e didático-pedagógica assim o faziam, e também verificar, especialmente, as correntes metodológicas mais em voga em nossa atualidade de globalização e integração comunicativo-discursiva, política e social, assim como tecnológica. (AU)

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