Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da aplicação de glaze fotopolimerizável na adesão de Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus em superfícies de resinas acrílicas oculares submetidas ao envelhecimento acelerado.

Processo: 14/21697-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Daniela Micheline dos Santos
Beneficiário:Bruna Egumi Nagay
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese bucomaxilofacial   Resinas acrílicas   Biofilmes   Aderência bacteriana

Resumo

Condições da superfície da resina acrílica como microporosidades e rugosidade podem promover um ambiente favorável para a adesão de microrganismos, inclusive na superfície de próteses oculares. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo de avaliar a aderência de patógenos recorrentes na cavidade anoftálmica, Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus, e avaliar a influência da aplicação do glaze fotopolimerizável sobre a adesão destes microrganismos. Serão confeccionadas 144 amostras (10mm x 3 mm) e distribuídas em 4 grupos (n=9): Resina acrílica na cor N1 sem glaze fotopolimerizável (G1); Resina acrílica incolor sem glaze fotopolimerizável (G2); Resina acrílica na cor N1 com glaze fotopolimerizável (G3); Resina acrílica incolor com glaze fotopolimerizável (G4). O polimento será realizado com lixas em diferentes granulações (n.400, n.600 e n.800) em todas as amostras. Nos grupos G1 e G2, será utilizada adicionalmente lixas n.1000 e n.1200 e solução diamantada em disco de feltro. As amostras serão recobertas com o verniz fotopolimerizável MegaSeal nos grupos G3 e G4. A análise microbiológica será realizada em triplicata (n=3), e em três experimentos independentes. Serão coletadas culturas de células planctônicas antes e após o envelhecimento acelerado das amostras, que será realizado por 1008 horas em câmara de envelhecimento. Após este período, a contagem de colônias será verificada por análise do número de UFC/mL. Para se proceder à análise estatística adequada, os dados obtidos serão submetidos ao teste de aderência à curva normal com intuito de avaliar se estes provêm ou não de uma distribuição normal.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGAY, B. E.; GOIATO, M. C.; DA SILVA, E. V. F.; ANDREOTTI, A. M.; BITENCOURT, S. B.; DUQUE, C.; DOS SANTOS, P. H.; DOS SANTOS, D. M. Effect of photopolymerized glaze application on bacterial adhesion on ocular acrylic resin surfaces submitted to accelerated ageing. Letters in Applied Microbiology, v. 68, n. 2, p. 120-127, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.