Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de moesina como fator de prognóstico em carcinoma espinocelular de lábio

Processo: 14/23236-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Denise Tostes Oliveira
Beneficiário:Maria Carolina Malta Medeiros
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal   Carcinoma de células escamosas   Células tumorais   Prognóstico   Imuno-histoquímica   Análise de imagens

Resumo

A moesina é uma proteína da família ERM (ezrina, radixina, moesina) que desempenha um papel importante no processo de metástase participando do achatamento das células antes de sua invasão e migração. O objetivo deste estudo é investigar a expressão da moesina pelas células neoplásicas do carcinoma espinocelular de lábio inferior de pacientes submetidos ao tratamento no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital A.C.Camargo, São Paulo, no período de 1970 a 2008 e verificar sua influência na evolução e no prognóstico desses pacientes. Os carcinomas espinocelulares de lábio serão corados pela técnica imunohistoquímica com o anticorpo anti-moesina. As análises da expressão da moesina na região do front de invasão tumoral serão realizadas a partir da captura de campos microscópicos tumorais com o auxílio de uma câmera digital de alta resolução acoplada a um microscópio binocular contendo uma objetiva de 40X. As imagens obtidas serão analisadas a partir de um software de aquisição e análise de imagens onde a expressão de moesina será determinada a partir de escores baseados na intensidade e extensão da imunomarcação. A associação da expressão de moesina pelas células neoplásicas com as variáveis demográficas, clínicas e microscópicas será avaliada pelo teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher e as análises de sobrevida global e livre de doença calculadas pelo Kaplan Meier.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSAO, AGNES; YOSHINO, PAULA MIDORI; MALTA MEDEIROS, MARIA CAROLINA; CARVALHO, ANDRE LOPES; SOARES, FERNANDO AUGUSTO; KOWALSKI, LUIZ PAULO; OLIVEIRA, DENISE TOSTES. Moesin Involvement in Oral Carcinogenesis of the Lower Lip. ANTICANCER RESEARCH, v. 38, n. 5, p. 2755-2760, MAY 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.