Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratando o problema da recuperação por conteúdo de objetos complexos em ambientes com hierarquia de dados e multimodalidade

Processo: 14/25125-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Agma Juci Machado Traina
Beneficiário:Daniel Yoshinobu Takada Chino
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/13346-8 - Recuperação de Informação Baseada em Conteúdo em Mídias Sociais, BE.EP.DR
Assunto(s):Mineração de dados   Recuperação da informação

Resumo

A produção de documentos como artigos, páginas web, teses e relatórios baseados em conjuntos de imagens (exames médicos, laudos técnicos, etc) vem sendo armazenados em meios digitais em quantidade e complexidade crescente. Tais aplicações desafiam tanto a eficiência quanto a eficácia dos SGBDs. Os problemas de se tratar dados em grande quantidade, escopo, complexidade e distribuição vêm sendo tratados sob o tema de big data. Por outro lado, o aumento da complexidade cria a necessidade de novas formas de consulta - números e pequenas cadeias de caracteres já não são mais suficientes para representar os dados complexos. Consultas por Similaridade vêm se mostrando a maneira por excelência de comparar dados complexos. No entanto, o próprio conceito de similaridade se torna vago quando os objetos a serem comparados são compostos por partes que por sua vez devem também ser comparadas por similaridade. Na literatura existem diversos estudos que abordam consultas por similaridade sobre todo o objeto, tal como imagens, áudio ou sequências genéticas. No entanto, não tem sido tratado como avaliar similaridade sobre objetos em que suas partes também são avaliadas por similaridade. Além disso, a "similaridade" é usualmente definida considerando seu significado para tratar poucos dados. Este projeto tem por objetivo desenvolver técnicas para comparar por similaridade objetos compostos cujas partes possam também ser comparadas por similaridade, validando os conceitos definidos em domínios de aplicação como: exames médicos que incluem diversas imagens e laudos para apoio ao diagnóstico e bibliotecas de documentos digitais, em particular, teses e dissertações acadêmicas para apoio a sistemas de recomendação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHINO, DANIEL Y. T.; SCABORA, LUCAS C.; CAZZOLATO, MIRELA T.; JORGE, ANA E. S.; TRAINA-, JR., CAETANO; TRAINA, AGMA J. M. Segmenting skin ulcers and measuring the wound area using deep convolutional networks. COMPUTER METHODS AND PROGRAMS IN BIOMEDICINE, v. 191, JUL 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.