Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel da interação PD-1/PD-L1 no desenvolvimento e função das células T de memória residentes (TRM)

Processo: 15/00680-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 08 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 07 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Maria Álvarez Mosig
Beneficiário:Raíssa Fonseca
Supervisor: David Masopust
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Minnesota (U of M), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/03802-3 - Análise do papel modulador da interação PD-1/PD-L1 na fase crônica da infecção murina pelo Trypanosoma cruzi, BP.DD
Assunto(s):Doenças transmissíveis   Resposta imune
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:immune response | Pd-L1 | Pd-1 | Regulation | Trm | Imunologia das Doenças Infecciosas

Resumo

Células T de memória residente (TRM) foram recentemente descobertas como um tipo de células T de memória, caracterizada por não recircular por órgãos linfóides ou pelo sangue, ficando restrita à órgãos não linfóides, onde a maioria dos agentes infecciosos estão concentrados. Considerando isto, estas células são responsáveis por iniciar a resposta específica no caso de reinfecção, iniciando os sinais para inflamação e recrutamento de outras células de memória. Em doenças crônicas, as células TRM mostram expressão de PD-1, um marcador para células CD8+ exaustas. No entanto, não se sabe como o PD-1 influencia a formação das TRM e como limita sua resposta, assim como a de outras células recrutadas ao sítio da reinfecção. Neste projeto, vamos avaliar a importância da interação PD-1/PD-L1 no desenvolvimento das células TRM através do bloqueio da interação com o anticorpo monoclonal anti-PD-1 no início da infecção com Trypanosoma cruzi (cepa Y) e o vírus da coriomeningite linfocítica (LCMV). Além disto, vamos verificar se esta interação inibe a resposta imune das células TRM e das células recrutadas nos tecidos afetados através do bloqueio de PD-1 em fases tardias destas infecções. Estes resultados nos darão o conhecimento necessário para melhorar o estudo das células de memória residente (TRM) na doença de Chagas experimental, células ainda não descritas para este modelo, auxiliando na clarificação de uma parte importante do projeto de Doutorado no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, RAISSA; BEURA, LALIT K.; QUARNSTROM, CLARE F.; GHONEIM, HAZEM E.; FAN, YIPING; ZEBLEY, CAITLIN C.; SCOTT, MILCAH C.; FARES-FREDERICKSON, NANCY J.; WIJEYESINGHE, SATHI; THOMPSON, EMILY A.; et al. Developmental plasticity allows outside-in immune responses by resident memory T cells. NATURE IMMUNOLOGY, v. 21, n. 4, . (15/00680-7)