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A teoria do espetáculo e a formação marxista de Guy Debord

Processo: 14/20813-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 21 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ricardo Musse
Beneficiário:Gabriel Ferreira Zacarias
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/23316-9 - Guy Debord e o marxismo francês, BE.EP.PD
Assunto(s):Marxismo   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia francesa | Guy Debord | Internacional Situacionista | marxismo | Sociedade do Espetáculo | Teoria Crítica | Teoria critica da sociedade / Sociologia do marxismo

Resumo

Este projeto propõe uma pesquisa sobre a relação de Guy Debord ao pensamento de Marx e ao debate marxista francês do segundo pós-guerra. Debord fora inicialmente um artista de vanguarda, que passou posteriormente ao debate teórico e político, elaborando uma obra de teoria crítica, A sociedade do espetáculo (1967), que tem se tornado cada vez mais uma referência comum nos meios acadêmicos. O recurso à teoria de Debord se faz, porém, de maneira frequentemente descontextualizada, sobretudo no Brasil, onde carecem estudos a seu respeito. Para se compreender devidamente o pensamento de Debord é necessário levar em conta seu percurso inabitual e sua formação autodidata, o autor apropriando-se a seu modo dos textos de Marx e da tradição marxista. É essa formação marxista de Debord que cumpre aqui esclarecer, estudo que deve levar em consideração sobretudo a mediação contextual do debate teórico e marxista francês dos anos 1950-1960. Para tanto, propomos estudar não apenas os textos de Guy Debord já publicados, mas igualmente uma documentação inédita de grande valor, a saber: suas fichas de leitura, conservadas no Fundo Guy Debord da Biblioteca Nacional da França. Tais fichas nos possibilitam traçar a genealogia do pensamento de Debord, permitindo-nos conhecer o diálogo que ele estabeleceu com a filosofia de Marx e com o pensamento de sua época. A partir daí, levando em consideração sua relação com uma tradição filosófica e com um debate intelectual historicamente determinado, poderemos esclarecer como a "teoria do espetáculo" reelabora o pensamento marxista a fim de compreender a transformação da sociedade capitalista do pós-segunda guerra, dando atenção especial ao deslocamento do eixo de reprodução da sociedade para o âmbito do consumo e da produção cultural. (AU)

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