Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo sobre o caráter translinguístico das fórmulas discursivas

Processo: 15/05456-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sirio Possenti
Beneficiário:Jeferson Ferreira Belo
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:condições de produção | Fórmula discursiva | memória discursiva | Análise do Discurso

Resumo

Este projeto de pesquisa se encontra no campo teórico-metodológico da análise do discurso de orientação francesa e tem dois objetivos principais. O primeiro é investigar, por meio das expressões politically correct e politicamente correto, a existência de um caráter translinguístico das fórmulas discursivas, ou seja, a capacidade de circular em diferentes idiomas. O segundo objetivo principal é testar a hipótese de que tanto a memória discursiva quanto as condições de produção contribuem para que uma fórmula esteja pré-programada a se tornar fórmula em outra língua em condições de produções análogas às de sua gênese e/ou circulação. O corpus será reunido utilizando o procedimento metodológico denominado percurso, que levará em conta a ocorrência das expressões supracitadas em diferentes gêneros de discurso de variados campos discursivos. Desse modo, para alcançar o objetivo proposto, é necessário primeiramente provar que tais expressões possuem as quatro propriedades concomitantes da fórmula postuladas por Krieg-Planque (2010). Após essa etapa, será feita uma análise tanto dos sentidos atribuídos às fórmulas em questão (para verificar se eles estão ligados por uma memória discursiva) como das condições de produção em que elas circulam. Finalmente, será possível confirmar se uma formulação está pré-programada a se tornar fórmula em outra língua em condições de produções análogas às de sua gênese/circulação e propor uma classificação para as fórmulas que circulam em um só idioma e para aquelas que emergem em mais de um. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELO, Jéferson Ferreira. Um estudo sobre o caráter translinguístico das fórmulas discursivas. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.