Busca avançada
Ano de início
Entree

Para além da persuasão: a retórica como arte prática na vida do cidadão democrático

Processo: 15/06279-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Tatiane da Silva
Supervisor: Nathan Crick
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Texas A&M University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/04791-2 - Análise retórica da influência sofista no discurso filosófico e educacional de John Dewey, BP.DR
Assunto(s):Filosofia da educação   Sofistas   Retórica   Pragmatismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Filosofia Clássica | John Dewey | Pragmatismo | Retórica | sofistas | Filosofia da Educação

Resumo

A retórica sofreu os mais variados tipos de apreciação e de entendimento no decorrer da história, porém, o seu sentido corrente é pejorativo, sinônimo de coisa artificial, declamatória e falsa. Desde o século XX, a retórica vem sendo reavaliada, tornando-se objeto de estudos que consideram o valor das técnicas discursivas que produzem a adesão dos ouvintes às teses apresentadas ao seu assentimento. Ao mesmo tempo, vem ocorrendo a reavaliação das concepções e contribuições dos Sofistas para o pensamento ocidental. Autores como Meyer, Cassin e Crick consideram a retórica para além de uma ferramenta de persuasão; trata-se de uma arte prática que auxilia a resolver problemas em um mundo em mudança. O olhar singular dos Sofistas sobre a retórica influenciou diversos pensadores, como John Dewey, cujas noções de arte, comunicação, experiência e democracia o situam no interior de um universo retórico. O objetivo central deste projeto consiste em desenvolver estudos sobre retórica, focalizando a maneira como os Sofistas definiram e utilizaram essa arte e a repercussão dessa abordagem em seus ideais de educação, o que contribuirá para examinar as propostas educacionais deweyanas, temática central da pesquisa de doutorado em andamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)