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Percepção visual de crianças com holoprosencefalia: avaliação das competências cognitivas

Processo: 15/04598-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
Beneficiário:Augusto Mendonça Ferratti
Instituição Sede: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção visual   Holoprosencefalia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | comportamento | holoprosencefalia | Percepção Visual | Malformações

Resumo

A holoprosencefalia (HPE) é uma condição que se caracteriza por um defeito na linha média do prosencéfalo embrionário devido à falha do crescimento ou da segmentação da região final do tubo neural anterior. Indivíduos que possuem esta condição podem apresentar prejuízos em diferentes áreas do desenvolvimento, com grande impacto em suas funções cognitivas motoras, de linguagem, percepção, memória, entre outras. Alterações no sistema de processamento visual podem afetar consistentemente o desenvolvimento da percepção, função cognitiva importante para o aprendizado e autonomia em atividades da vida diária. O objetivo deste estudo é caracterizar os desempenhos relacionados à percepção visual de crianças com Holoprosencefalia-like. Participarão 10 crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, ambos os sexos, na fase de escolarização fundamental, compondo dois grupos: G1, formado por 05 crianças com diagnóstico de HPE-like, tendo sinais clínicos dentro do espectro da HPE ou microformas da mesma; e, G2, como grupo controle, composto por 05 crianças sem alterações no desenvolvimento, pareadas por gênero e idade ao G1. Para a coleta de dados será utilizado o Teste de Nomeação Automática Rápida-RAN e as Matrizes Progressivas Coloridas. Os dados obtidos serão descritos, classificados e interpretados de acordo com a normativa de cada instrumento, e organizados em tabelas e gráficos. Serão submetidos ao estudo estatístico, por meio do teste "T" para comparar as médias dos desempenhos obtidos nos diferentes instrumentos de pesquisa. Será adotado o nível de significância de 5%, considerando que, quando o valor de significância calculada (p) for menor que 5%, existirá uma diferença estatística significante. (AU)

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