Busca avançada
Ano de início
Entree

As escolas privadas da periferia de São Paulo: a construção de um novo estilo de vida

Processo: 15/05846-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria da Graça Jacintho Setton
Beneficiário:Adriana Santiago Rosa Dantas
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/09002-7 - As escolas privadas da periferia de São Paulo - Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Escola particular   Periferia   Sociologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colonialidade do poder à brasileira | Desigualdades raciais | ensino privado | escolas privadas | Periferia | zona leste | Sociologia

Resumo

Este estudo de cunho exploratório visa investigar a expansão do ensino privado na periferia de São Paulo, especificamente na Zona Leste. Compreende-se que o crescimento deste mercado escolar se realizou a partir da consolidação e diversificação da periferia, apontando para a distinção/diferenciação do comportamento e estilo de vida no interior dos grupos populares (Bourdieu, 2008). Estudos recentes indicam que a classe popular tem aumentado seu poder de consumo a partir dos anos 2000, inclusive em relação à educação. No entanto, a hipótese levantada é que este fenômeno das escolas privadas estaria se configurando décadas antes do século XXI nesta localidade. Pretende-se identificar e analisar tal expansão a partir do levantamento geográfico e cronológico das escolas, assim como entrevistar fundadores/administradores de escolas privadas para entender esta demanda escolar desde meados do século XX. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANTAS, Adriana Santiago Rosa. As escolas privadas da periferia de São Paulo: uma análise desde a colonialidade do poder à brasileira. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.