Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacitação do profissional da educação infantil: identificação precoce de sinais do Transtorno do Espectro Autista

Processo: 15/10010-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Carine Ramos de Oliveira-Franco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Transtorno do espectro autista   Capacitação profissional   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capacitação | Educação Infantil | Transtorno do Espectro Autista | Formação de professores

Resumo

Este é um projeto prospectivo e de intervenção com profissionais da educação infantil (professores e cuidadores) da rede pública de um município do interior do estado de São Paulo. Que tem como objetivo descrever o conhecimento destes profissionais, sobre as características de crianças com TEA (transtorno do espectro autista) e instrumentalizá-los a respeito deste tema. Para contemplar este objetivo inicialmente será aplicado um questionário para descrever quais os conhecimentos prévios que estes profissionais possuem sobre o tema, posteriormente será feita uma capacitação de três encontros a fim de instrumentalizar os profissionais sobre as características do transtorno e a identificação precoce dos sinais de TEA, imediatamente após a capacitação os participantes responderão uma versão reduzida do questionário inicial, a fim de comparar se os conhecimentos sobre o tema se modificaram e quatro meses após a capacitação a avaliação follow-up será conduzida para avaliar a eficácia da intervenção. Os procedimentos de análise de dados serão uma categorização das respostas dos participantes nos três momentos da aplicação do questionário, as categorias serão feitas a partir da literatura e a partir do que mais se repete nas respostas dos participantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA-FRANCO, Carine Ramos de. Capacitação do profissional da educação infantil: identificação precoce de sinais do transtorno do espectro autista. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.