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Exercício docente na prisão por professores da rede estadual de São Paulo: função social e condições de trabalho

Processo: 15/10087-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Beneficiário:Andressa Baldini da Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Precarização do trabalho   Condições de trabalho   Professores   Prisões
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação nas prisões | exercício docente | Politicas Públicas | Precarização do trabalho docente | Precarização do Trabalho Docente

Resumo

O tema desta pesquisa refere-se às condições de trabalho do professor na atualidade, com foco na especificidade do contexto prisional no estado de São Paulo. O objetivo principal deste estudo é elaborar o perfil sociocultural dos professores que atuam nas escolas situadas nos estabelecimentos prisionais paulistas, coletando informações sobre sua escolha em exercer a docência nesse espaço, bem como aspectos de práticas culturais e informações sobre os processos de formação em serviço que foram submetidos. Os dados da pesquisa serão coletados por meio de documentos, questionários e entrevistas semiestruturadas realizados com os professores que lecionam em escolas nas prisões no estado de São Paulo. Como referência teórica, parte-se dos conceitos formulados por Bourdieu, como os de campo e capital cultural, que auxiliam na compreensão dos mecanismos objetivos nos quais os sujeitos estão envolvidos. (AU)

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