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Avaliação de repertório intraverbal em crianças com autismo e crianças com desenvolvimento típico

Processo: 15/07037-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:Marina Zavitoski
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do espectro autista   Desenvolvimento cognitivo   Comportamento verbal   Análise do comportamento   Avaliação clínica   Estudo clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | Comportamento Intraverbal | comportamento verbal | Transtorno do Espectro do Autismo | Análise do Comportamento

Resumo

Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) muitas vezes apresentam dificuldades na aquisição de repertório intraverbal funcional, apesar de demonstrarem repertórios de mando, de tato e de ouvinte. Este déficit de aprendizagem pode estar relacionado a variável verbal antecedente que, na maioria das relações intraverbais, envolve um tipo de múltiplo controle identificado como uma discriminação condicional verbal. O presente estudo pretende replicar um estudo anterior conduzido por autores norte-americanos que realizaram uma análise descritiva para determinar se existe uma sequência geral de aquisição de repertório intraverbal em crianças com desenvolvimento típico e crianças com TEA e se esta sequência poderia ser usada como um protocolo de avaliação do repertório intraverbal e gerar um possível programa de ensino dessas relações verbais. Os participantes serão trinta crianças com desenvolvimento típico e 30 crianças com TEA. Para cada criança, será administrado um teste de relações intraverbais com 80 itens que contem itens com complexidades distintas, variando de controle verbal simples a controle verbal múltiplo (discriminação condicional verbal).

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