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Avaliação de repertório intraverbal em crianças com autismo e crianças com desenvolvimento típico

Processo: 15/07037-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:Marina Zavitoski
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno do espectro autista   Desenvolvimento cognitivo   Comportamento verbal   Análise do comportamento   Avaliação clínica   Estudo clínico

Resumo

Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) muitas vezes apresentam dificuldades na aquisição de repertório intraverbal funcional, apesar de demonstrarem repertórios de mando, de tato e de ouvinte. Este déficit de aprendizagem pode estar relacionado a variável verbal antecedente que, na maioria das relações intraverbais, envolve um tipo de múltiplo controle identificado como uma discriminação condicional verbal. O presente estudo pretende replicar um estudo anterior conduzido por autores norte-americanos que realizaram uma análise descritiva para determinar se existe uma sequência geral de aquisição de repertório intraverbal em crianças com desenvolvimento típico e crianças com TEA e se esta sequência poderia ser usada como um protocolo de avaliação do repertório intraverbal e gerar um possível programa de ensino dessas relações verbais. Os participantes serão trinta crianças com desenvolvimento típico e 30 crianças com TEA. Para cada criança, será administrado um teste de relações intraverbais com 80 itens que contem itens com complexidades distintas, variando de controle verbal simples a controle verbal múltiplo (discriminação condicional verbal).