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O IMPACTO DO CURRÍCULO OCULTO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO MÉDICO: um estudo qualitativo

Processo: 15/06534-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marco Antonio de Carvalho Filho
Beneficiário:Gabrielle Leite Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade profissional   Teoria fundamentada   Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:currículo oculto | Grupo focal | Identidade profissional | teoria fundamentada | Educação Médica

Resumo

O processo de formação médica é complexo e envolve a aquisição e o desenvolvimento de diferentes habilidades, competências e atitudes. Neste contexto, devemos contemplar também o ensino da bioética, da relação médico-paciente e do trabalho em equipe. Por isso, o trabalho de aperfeiçoamento curricular deve ser contínuo e abordar a formação da identidade profissional do médico. Em diversas escolas médicas, esta dimensão tem sido denominada como o ensino do profissionalismo. Várias práticas pedagógicas foram propostas para lidar com esta questão. No entanto, tais práticas ainda são objeto de grande debate, pois o foco tem sido na assimilação de uma lista de regras e comportamentos desejáveis que não são, muitas vezes, vivenciados. Para uma nova abordagem do ensino do profissionalismo, alguns autores e educadores médicos acreditam que seja importante que o currículo médico se aproprie do processo de formação da identidade médica que acontece através da socialização na escola médica. Além dos aspetos formais, aspectos não formais são aprendidos durante este processo, denominados currículo oculto. O currículo oculto consiste em um conjunto de influências e vivências não programadas, que compreendem as dimensões culturais, organizacionais, rituais, afetivas e profissionais que podem influenciar a formação do aluno. Estes aspectos são especialmente importantes na educação profissional. Objetivo geral: Compreender os significados atribuídos por alunos de Medicina do último ano da UNICAMP às vivências profissionais curriculares e não curriculares durante o curso de graduação e seu impacto na formação e consolidação de suas identidades profissionais. Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem de investigativa denominada 'teoria fundamentada' (grounded theory). Os alunos serão divididos em 10 grupos focais de no máximo 10 participantes. A análise de dados seguirá as etapas da teoria fundamentada. Resultados: elaboração de uma teoria a respeito da influência do currículo oculto no processo de formação da identidade profissional médica. Espera-se que as publicações sejam úteis para a Educação em Saúde.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)