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Recursos didáticos na modalidade a distância: uma análise das produções brasileiras

Processo: 15/03296-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Jamile de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Ambiente virtual de aprendizagem   Biblioteca digital   Produção científica   Material didático   Planejamento pedagógico   Pesquisa qualitativa   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ead | Ensino a Distância | material didático | Recursos Didáticos | Educação a distância

Resumo

Cresce a procura pelos cursos superiores a distância no território nacional, todavia os profissionais da área tendem a passar para o plano digital a mesma metodologia tradicional do ensino presencial, sendo um dos desafios para a modalidade de ensino a distância. Isso requer uma modificação no modelo pedagógico, desenvolvimento das habilidades e competências de cada um, associado à democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e afinidade com os meios digitais para que haja o maior alcance das pessoas na modalidade EAD. A produção em ensino a distância requer planejamento cuidadoso e responsável, por isso, nosso objetivo é realizar um levantamento e analisar as produções científicas sobre materiais didáticos na modalidade EAD dos últimos cinco anos no território brasileiro. A coleta dos dados será realizada por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT), bem como do Banco de Teses da CAPES e 'Censo EAD.br', Os dados serão sistematizados a partir da abordagem quanti-qualitativa e partimos da hipótese de que muitas instituições limitam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a mídias como os vídeos e textos impressos, disponibilizando materiais pouco interativos para o aluno, caso a premissa seja corroborada, nossos resultados permitirão a reavaliação dos materiais didáticos digitais para EAD, permitindo que os profissionais da área reflitam sobre suas produções e a sociedade seja beneficiada com ensino de melhor qualidade.

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