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Temperamento de bebês e práticas educativas parentais

Processo: 15/02579-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Rafaela Gonçalves Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pais   Bebês   Temperamento   Desenvolvimento infantil   Psicologia da criança   Prática de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bebês | pais | práticas educativas | temperamento | Desenvolvimento infantil

Resumo

O temperamento, ainda que uma característica em parte biológica, é passível de influência do ambiente e pode auxiliar na adaptação da criança facilitando a aquisição de habilidades sociais. O presente projeto pretende analisar a relação entre o temperamento de bebês de até um ano de vida e as práticas parentais maternas. Enquanto objetivos específicos pretende: descrever o temperamento de bebês de até 12 meses; descrever as práticas educativas parentais de bebês de até 12 meses; comparar as práticas educativas parentais de pais de bebês de temperamento fácil e difícil; relacionar práticas educativas maternas e temperamento do bebê. Participarão 60 mães de bebês com idade variando de três a 12 meses. Elas responderão a Escala do Temperamento do Bebê e o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB). As mães participantes do projeto de extensão "Acompanhamento do Desenvolvimento de bebês: avaliação e orientação aos pais" serão convidadas a participar deste projeto. Em caso de aceite elas responderão a Escala do Temperamento do Bebê e o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB) em horário previamente agendado. Os dados da Escala de Temperamento serão utilizados para dividir a amostra em três grupos: bebês de temperamento difícil, bebês de temperamento mediano e bebês de temperamento fácil. Utilizando o teste t, de Student serão comparadas as práticas das mães de bebês de dois dos grupos: o de bebês de temperamento difícil e o de bebês de temperamento fácil. Outra análise será feita relacionando a pontuação obtida em cada uma das práticas e a pontuação na Escala de Temperamento utilizando o Teste de correlação de Pearson. Os dados obtidos possibilitarão a identificação de possíveis praticas que dificultam ou facilitam a interação com o bebê que poderão ser objeto de programas de intervenção junto a mães desta população. (AU)

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