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Análise da evasão discente de cursos de Engenharia dos campus experimentais da UNESP

Processo: 15/10315-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Sandra Cristina de Oliveira
Beneficiário:Matheus Leme da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da educação   Ensino   Engenharia   Curso de graduação   Evasão escolar   Análise multivariada   Análise estatística de dados   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise multivariada | Cursos de graduação | ensino | Análise estatística de dados

Resumo

Os Campus Experimentais (CE) da UNESP iniciaram suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2003. Foram criados oito cursos em sete novas unidades fixadas em municípios do interior paulista, por meio de um Plano de Expansão da UNESP iniciado em 2002. Atualmente passam por um processo de consolidação visando se tornarem unidades consolidadas, ou seja, com a mesma estrutura acadêmica e administrativa das demais. Neste processo, a evasão discente é um ponto a ser avaliado e solucionado, identificando e compreendendo suas causas, de forma que a maturidade no ensino seja alcançada. A evasão discente causa desperdícios sociais, econômicos e acadêmicos, pois compromete a qualidade do ensino e, por consequência, da pesquisa e da extensão de serviços à comunidade. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é avaliar a evasão discente de cursos de Engenharia dos CE da UNESP e identificar os fatores acadêmicos determinantes à evasão. Especificamente, pretende-se: 1) Coletar e analisar descritivamente informações (ou variáveis) acadêmicas sobre os discentes dos cursos de Engenharia Madeireira (CE de Itapeva), Engenharia de Pesca (CE de Registro), Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental (CE de Sorocaba); 2) Descrever a chance do discente evadir do curso como função de variáveis acadêmicas explicativas usando técnicas estatísticas de análise multivariada; e, 3) Discutir os fatores que condicionam a evasão discente de tais cursos em busca de ações corretivas e preventivas ao abandono dos mesmos. Espera-se identificar e compreender os fatores acadêmicos que condicionam a evasão discente de cursos de Engenharia dos CE da UNESP e que, os resultados deste trabalho e as iniciativas geradas a partir deles, contribuam para a solidificação e o fortalecimento dos cursos de Engenharia e do ensino nos CE da UNESP e, consequentemente, para o processo de consolidação destes campus.

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