Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade funcional de células mononucleares do colostro de mães com sobrepeso e obesidade e o papel dos agentes imunomoduladores: adiponectina, leptina e melatonina

Processo: 15/01051-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luiz Carlos de Abreu
Beneficiário:Tassiane Cristina Morais
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adiponectina   Colostro   Leptina   Melatonina   Saúde materno-infantil   Obesidade

Resumo

A obesidade constitui-se em importante problema de Saúde Pública. É considerada porta de entrada da síndrome metabólica e piora da qualidade de vida do indivíduo obeso. Necessita de atenção especial, principalmente em fases críticas como é na gravidez e na infância. A gravidez é o processo do ciclo de vida que favorece a vulnerabilidade biológica, e a associação com a obesidade aumenta a chance do desfecho de baixo peso e prematuridade ao recém-nascido. Há evidências de que obesidade materna promove mudanças no metabolismo do recém-nascido que podem acarretar maior risco de o mesmo desenvolver obesidade e outras doenças no decorrer da vida adulta. Sabe-se que o leite materno é um importante modulador do metabolismo e do sistema imunológico da criança em formação. O leite humano possui constituintes em sua composição com capacidade de influenciar na regulação energética do metabolismo, como a adiponectina, leptina e melatonina. Estas substâncias bioativas também apresentam atividades sobre o funcionamento das células do sistema imunológico. Dados da literatura mostram que a obesidade ocasiona alterações em constituintes que estão presentes no leite materno, no entanto não se sabe até que ponto a obesidade afeta a ação das células mononucleares que são transmitidas ao lactente via colostro. Por isto o objetivo deste trabalho é avaliar os mecanismos envolvidos na ativação dos leucócitos de mulheres com sobrepeso e obesidade e o possível papel modulador da adiponectina, da leptina e melatonina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAIS, TASSIANE C.; DE ABREU, LUIZ C.; DE QUENTAL, OCILMA B.; PESSOA, RAFAEL S.; FUJIMORI, MAHMI; DABOIN, BLANCA E. G.; FRANCA, EDUARDO L.; HONORIO-FRANCA, ADENILDA C. Obesity as an Inflammatory Agent Can Cause Cellular Changes in Human Milk due to the Actions of the Adipokines Leptin and Adiponectin. CELLS, v. 8, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAIS, Tassiane Cristina. Hormônios reguladores do metabolismo energético e repercussões na atividade funcional dos fagócitos mononucleares do colostro de puérperas com excesso de peso pré-gestacional. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.