Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade funcional de células mononucleares do colostro de mães com sobrepeso e obesidade e o papel dos agentes imunomoduladores:adiponectina, leptina e melatonina.

Processo: 15/19922-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luiz Carlos de Abreu
Beneficiário:Luiz Carlos de Abreu
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Adenilda Cristina Honorio França ; Eduardo Luzía França
Assunto(s):Adiponectina  Colostro  Leptina  Melatonina  Saúde materno-infantil  Obesidade 

Resumo

A obesidade constitui-se em importante problema de Saúde Pública. Necessita de atenção especial, principalmente em fases críticas como é na gravidez e na infância. Há evidências de que obesidade materna promove mudanças no metabolismo do recém-nascido que podem acarretar maior risco de o mesmo desenvolver obesidade e outras doenças no decorrer da vida adulta. Sabe-se que o leite materno é um importante modulador do metabolismo e do sistema imunológico da criança. O leite humano possui constituintes em sua composição com capacidade de influenciar na regulação energética do metabolismo, como a adiponectina, leptina e melatonina. Estas substâncias bioativas também apresentam atividades sobre as células do sistema imunológico. A obesidade ocasiona alterações em constituintes presentes no leite materno, no entanto não se sabe até que ponto o excesso de peso afeta a ação das células que são transmitidas ao lactente via colostro. Por isto o objetivo deste trabalho é avaliar os mecanismos envolvidos na ativação dos leucócitos de mulheres com sobrepeso e obesidade e o papel modulador da adiponectina, da leptina e melatonina. As células mononucleares do colostro serão separadas por gradiente de concentração e serão utilizadas nos ensaios de fagocitose e burst oxidativo, cálcio intracelular e apoptose. Serão adicionadas a adiponectina, leptina e melatonina como estímulos e as análises serão feitas por citometria de fluxo. Assim, espera-se gerar conhecimento específico, sobre a influência do excesso de peso na função das células mononucleares do colostro humano, que contribua para a assistência a saúde materno-infantil. Este ainda é um tema pouco descrito na literatura e que enseja repercussões sobre o cenário da Saúde Pública, em especial no campo da obesidade futura. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE QUENTAL, OCILMA B.; FRANCA, EDUARDO L.; HONORIO-FRANCA, ADENILDA C.; MORAIS, TASSIANE C.; DABOIN, BLANCA E. G.; BEZERRA, ITALLA M. P.; KOMNINAKIS, V, SHIRLEY; DE ABREU, LUIZ C. Zika Virus Alters the Viscosity and Cytokines Profile in Human Colostrum. JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH, v. 2019, NOV 15 2019. Citações Web of Science: 0.
MORAIS, TASSIANE C.; HONORIO-FRANCA, ADENILDA C.; FUJIMORI, MAHMI; DE QUENTAL, OCILMA B.; PESSOA, RAFAEL S.; FRANCA, EDUARDO L.; DE ABREU, LUIZ C. Melatonin Action on the Activity of Phagocytes from the Colostrum of Obese Women. MEDICINA-LITHUANIA, v. 55, n. 10 OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
MORAIS, TASSIANE C.; DE ABREU, LUIZ C.; DE QUENTAL, OCILMA B.; PESSOA, RAFAEL S.; FUJIMORI, MAHMI; DABOIN, BLANCA E. G.; FRANCA, EDUARDO L.; HONORIO-FRANCA, ADENILDA C. Obesity as an Inflammatory Agent Can Cause Cellular Changes in Human Milk due to the Actions of the Adipokines Leptin and Adiponectin. CELLS, v. 8, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 2.
BRAGA ROCHA, ELIDA MARA; DE ABREU, LUIZ CARLOS; LOPES, AMANDA FORSTER; LEONE, CLAUDIO; VIEIRA, PATRICIA DORE; PINHEIRO BEZERRA, ITALLA MARIA; SZARFARC, SOPHIA CORNBLUTH. Relation of Food Insecurity and Hemoglobin Level in Preschool Aged Children. ANEMIA, 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.