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A escolarização de surdos e cegos em Paris: os primeiros institutos de educação especializada

Processo: 15/23439-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Cássia Geciauskas Sofiato
Beneficiário:Roberta Baessa Estimado
Supervisor: Andrea Benvenuto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:15/03423-5 - A escolarização de surdos e cegos no Brasil e na França: os primeiros institutos de educação especializada, BP.IC
Assunto(s):Educação especial   Educação para deficientes   Escolarização   Pessoas com deficiência visual   Pessoas com deficiência auditiva   Paris
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cegos | Escolarização | Institut National des Jeunes Aveugles de Paris | Institut National des Jeunes Sourds de Paris | Paris | Surdos | Educação Especial

Resumo

Esta proposta de estágio de pesquisa no exterior, diretamente atrelada aos objetivos da pesquisa de iniciação científica intitulada "A escolarização de surdos e cegos no Brasil e na França: os primeiros institutos de educação especializada", visa adensar o estudo sobre o processo de fundação e consolidação das primeiras instituições de instrução pública para deficientes visuais e auditivos na França, a saber, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris e o Instituto de Meninos Cegos de Paris. Uma vez que estes são considerados como escolas referência para todas as instituições de educação especializada para cegos e surdos que se multiplicaram ao longo do século XIX, ela pretende discutir até que ponto o modelo parisiense serviu de base para a educação de surdos e cegos no período em questão, em especial para os institutos surgidos no Rio de Janeiro na metade do século XIX. Para tanto, como procedimento metodológico, analisar-se-á a documentação dos institutos franceses, da sua organização educacional e pedagógica e, principalmente, da própria divulgação das instituições parisienses como forma a ser reproduzida, bem como documentos que possam estar associados à fundação das primeiras escolas para surdos e cegos brasileiras. A análise do corpus documental em questão, confrontada com a bibliografia existente, permitirá comparar os modelos educacionais praticados em Paris e no Rio de Janeiro, entendendo e dimensionando a influência dos institutos parisienses no desdobramento de novas escolas de educação especial para surdos e cegos no mundo. (AU)

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