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As políticas de formação de professores em periódicos acadêmicos brasileiros

Processo: 15/14222-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Fábio Vinícius Alves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Política educacional   Periódicos científicos   Comunicação acadêmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campo educacional | Periódicos acadêmicos | Política de Formação de professores | Política de formação de professores

Resumo

A proposição desta pesquisa de Iniciação Científica (IC) fundamenta-se no mapeamento de revistas científicas na área de educação. A investigação trata de um dos objetivos específicos do projeto docente "A escola e sua cultura nas relações didáticas: sentidos e mediações". A discussão acerca da política de formação de professores nos periódicos acadêmicos brasileiros possibilita verificar de que forma estas discussões vem sendo apresentadas nos últimos anos. O objetivo geral desta ação é mapear o que vem sendo discutido nas produções acadêmicas sobre políticas de formação de professores. E os objetivos específicos são: Realizar uma investigação em artigos publicados nas revistas: RBE - Revista Brasileira de Educação (qualis A1), Revista Diálogo Educacional (qualis A2), Educação e Pesquisa (qualis A1), Examinar os principais temas tratados pelos artigos sobre a política de formação de professores nos periódicos acima citados, Correlacionar as principais fontes bibliográficas, utilizadas pelos autores dos artigos, acerca dessas políticas, além de assinalar por meio do estabelecimento de categorias o que campo educacional brasileiro vem debatendo sobre formação de professores no período de 2011 a 2014. Como resultado, busca-se contribuir para situar as discussões sobre o tema sobre as políticas de formação de professores no campo educacional brasileiro, compreendendo mais quais são suas movimentações e tendências nos últimos anos e, consequentemente, fomentar a pesquisa na licenciatura.

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