Busca avançada
Ano de início
Entree

Os negros em São Paulo: um mapeamento a partir das páginas do jornal O Clarim da Alvorada (1924-1932)

Processo: 15/18445-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Castilho Barone
Beneficiário:Louise Lenate Ferreira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Segregação urbana   Integração racial   Espaço urbano   Georreferenciamento   Mapeamento geográfico   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bairros negros | imprensa negra paulista | Negros em São Paulo | raça e urbanidade | segregação urbana | urbanismo

Resumo

A literatura consolidada sobre os assuntos de urbanismo e a questão urbana no Brasil, em sua maioria, tem obliterado o estudo da condição específica da população negra. Salvo importantes exceções, os estudos realizados desconsideram a participação deste grupo social na produção do espaço urbano, as localizações por ele ocupadas e os deslocamentos a que ficou sujeito no processo de modernização da cidade. Sendo assim, torna-se relevante para os estudos urbanos identificar os territórios negros e a sua efetiva participação no processo de produção da cidade. A intenção da pesquisa que aqui se apresenta é construir uma base de dados das localizações ocupadas pela população negra da cidade de São Paulo durante as décadas de 1920 e 1940, informadas através da imprensa negra paulista. Para tanto, propõe-se realizar um levantamento de dados espaciais a partir do registro de informações no jornal "O Clarim da Alvorada" e seu sucessor, "Alvorada". Serão catalogados especificamente endereços de estabelecimentos, instituições, eventos e ocorrências que permitam identificar a presença da população afrodescendente na cidade de São Paulo nesse período, além de outras informações que ampliem a compreensão das formas e significado do uso destes espaços. Por se tratar de um material produzido por um grupo social, especificamente para um público composto por semelhantes, pretende-se que a pesquisa permita inferir a percepção dos próprios negros sobre sua inserção no território urbano e a maneira como se relacionavam com a cidade. A partir deste estudo, deve-se compreender as intenções e os recursos que este grupo utilizava para modificar sua inserção e participação na sociedade. Os dados coletados permitem a confecção de um mapa georreferenciado que apresente as localizações das comunidades afrodescendentes, acompanhadas de informações que permitam formular hipóteses sobre as características da participação desse grupo na produção, ocupação, consolidação e modificação do espaço urbano. Com este trabalho, acredita-se poder contribuir para um aprofundamento da compreensão do problema da produção e apropriação do espaço urbano na cidade de São Paulo, a partir de um recorte estabelecido do ponto de vista da questão racial.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)