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Educação, cultura e agroecologia escolar em Sant Cugat del Vallès: a dimensão étnica em foco

Processo: 15/18204-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 21 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 20 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Douglas Verrangia Correa da Silva
Beneficiário:Douglas Verrangia Correa da Silva
Pesquisador Anfitrião: Mariona Espinet Blanch
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha  
Assunto(s):Agricultura sustentável   Identidade (psicologia)   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agroecologia | cultura | Educação em ciências | Identidade | Educação em Ciências

Resumo

Este estudo situa-se no campo das inter-relações entre Cultura e Educação, com foco na Agroecologia Escolar e ênfase nos paradigmas da Educação em Ciências. O contexto empírico da pesquisa se dará no compartilhar de informações, fortalecimento de vínculos institucionais e coleta e análise de dados junto à Univ. Autônoma de Barcelona (UAB), no grupo de pesquisa Grup de Recerca en Educació per la Sostenibilitt, Escola i Comunitat - Gresc@ (Grupo de Pesquisa em Educação para a Sustentabilidade, Escola e Comunidade), mais especificamente, no instrumento que o grupo criou para desenvolver projetos de agroecologia escolar, o Grup d'Educació per la Sostenibilitat al llarg de la vida (Grupo de educação para a sustentabilidade ao longo da vida - GESLV), sob a supervisão da Profa. Dra. Mariona Espinet, da UAB. Nesse contexto se dará a coleta de dados, com o intuito de produzir conhecimentos acerca do contexto da identidade cultural catalã e sua influência na produção de práticas educativas de "agroecologia escolar", realizadas pelo grupo GESLV e seus participantes, na cidade de Sant Cugat Del Vallès, Espanha. O objetivo é analisar possíveis relações entre a identidade cultural e a ação educativa de sujeitos (educadores, participantes, colaboradores) envolvidos em ações de agroecologia escolar, procurando delinear o contexto cultural no qual essa prática social educativa ocorre. A metodologia da pesquisa inspira-se na fenomenologia de Merleau-Ponty e implica um trabalho colaborativo, entendido como o estabelecimento de práticas sociais entre diferentes atores sociais envolvidos no processo. Pretende-se contribuir no campo dos estudos que relacionam Ciência, Educação e Cultura, assim como para ampliar as importantes discussões contemporâneas que enfatizam a importância das identidades na prática educativa. (AU)

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