Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência agronômica e ambiental de biocarvão enriquecido ou não com fonte mineral no fornecimento de nitrogênio

Processo: 15/21633-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Cristiano Alberto de Andrade
Beneficiário:Aline Peregrina Puga
Instituição-sede: Embrapa Meio-Ambiente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Jaguariúna , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade do solo

Resumo

Desde os primeiros estudos com as Terras Pretas de Índio na Amazônia brasileira, em que a alta fertilidade desses solos foi associada ao carbono presente sob a forma de carvões, o uso de material carbonizado na agricultura, denominado biocarvão (BC), passou a ser promissor. Um importante subproduto da fabricação de carvão vegetal para uso em altos-fornos da siderurgia são os finos de carvão (partículas menores que 10 mm), que podem representar até 15% do carvão produzido. No Brasil as iniciativas de pesquisas com BC são mais recentes, porém seguem o padrão mundial, na qual a maior parte das informações e dados foram gerados sob condições controladas de casa de vegetação ou de laboratório, e, geralmente, com aplicação de doses elevadas de BC no solo (> 50 t ha-1). O objetivo geral da proposta é avaliar o uso de biocarvão (finos de carvão) em mistura física com o fertilizante mineral nitrogenado ou formulado como organomineral quanto a eficiência agronômica para a cultura do milho e em relação a emissão de N2O. O BC será caracterizado quanto ao pH, condutividade elétrica, cinzas, umidade, composição elementar CHN, CTC, nutrientes e descrição da estrutura por meio de microscopia eletrônica de varredura. A quantidade e velocidade de liberação do N serão investigadas por meio de experimento com colunas de lixiviação, com oito tratamentos e três repetições. Os tratamentos serão: BC; dois fertilizantes minerais; mistura física de BC e dos fertilizantes minerais e três formulados de BC e fertilizantes (organominerais). Nos lixiviados serão determinados o volume, o pH e as concentrações de N inorgânico. Os resultados serão ajustados a equações matemáticas, preferencialmente de cinética química (modelo exponencial) para caracterização do processo em função do tempo. No campo, em dois cultivos consecutivos de milho (safra e safrinha), serão avaliadas a eficiência agronômica e a eficiência ambiental do BC enriquecido ou não com N mineral. O experimento será em blocos ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições. Todas as parcelas receberão adubação com P e K e os tratamentos serão: controle (sem N); N mineral no plantio e cobertura; 50 t ha-1 de BC aplicado em área total e adubação com N mineral no plantio e cobertura; 700 kg ha-1 de BC no sulco de plantio e adubação com N mineral no plantio e cobertura; 50% do N no plantio via BC formulado com fonte mineral e 50% do N via fonte mineral em cobertura; e 100% do N no plantio via BC formulado. Serão determinados o teor e o acúmulo de N na planta, eficiência de conversão aparente de N, recuperação aparente de N, a produtividade e a a eficiência do uso de N. Durante os dois ciclos de cultivo serão quantificadas as emissões N2O a partir do solo, com o objetivo principal de determinar o fator de emissão de N2O. Os resultados serão analisados estatisticamente por meio de teste F para as variâncias e teste de Tukey 5% para comparação das médias entre tratamentos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUGA, ALINE PEREGRINA; GRUTZMACHER, PRISCILA; PELLEGRINO CERRI, CARLOS EDUARDO; RIBEIRINHO, VICTOR SANCHES; DE ANDRADE, CRISTIANO ALBERTO. Biochar-based nitrogen fertilizers: Greenhouse gas emissions, use efficiency, and maize yield in tropical soils. Science of The Total Environment, v. 704, FEB 20 2020. Citações Web of Science: 0.
PUGA, ALINE PEREGRINA; DE ALMEIDA QUEIROZ, MATHEUS CASTRO; VIEIRA LIGO, MARCOS ANTONIO; CARVALHO, CRISTINA SILVA; MORENO PIRES, ADRIANA MARLENE; SANTOS MARCATTO, JULIANA DE OLIVEIRA; DE ANDRADE, CRISTIANO ALBERTO. Nitrogen availability and ammonia volatilization in biochar-based fertilizers. ARCHIVES OF AGRONOMY AND SOIL SCIENCE, AUG 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.