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Uma tecitura narrativa sobre a história da geografia escolar: livros escolares, currículo e produção cultural no brasil entre 1930 e 1969

Processo: 16/04813-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 19 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:João Pedro Pezzato
Beneficiário:Diego Carlos Pereira
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/18176-9 - História da geografia escolar: aproximações e distanciamentos entre livros escolares do brasil e espanha no período da escola nova, BE.EP.DR
Assunto(s):Currículo   Escola nova   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura escolar | curriculo | Escola Nova | Geografia escolar | Manuais e Livros Escolares | Geografia Escolar

Resumo

O livro escolar é contextualizado de acordo com suas características de produção editorial, de atualização técnica, de ser apontado como veículo de transmissão ideológica, de representar uma materialidade histórico-cultural das disciplinas escolares e de se constituir culturalmente a partir das oscilações imprimidas pelas políticas curriculares ao longo do tempo. Nesse sentido, este trabalho está inserido no âmbito da história da disciplina escolar de Geografia no Brasil a partir da produção de livros e manuais escolares, a qual apresenta algumas lacunas no que tange à sua constituição histórico-cultural, curricular e por finalidades em relação ao movimento da Escola Nova. Diante disso, temos como objetivo central tecer uma narrativa argumentativa e interpretativa sobre aspectos da história da disciplina Geografia a partir da relação entre as políticas curriculares e a produção dos livros escolares enquanto produção cultural escolar no período entre 1930 e 1969. Para tanto, pretendemos realizar uma pesquisa e análise documental, segundo os pressupostos qualitativos de Bacellar e Bogdan e Biklen aos manuais escolares e currículos oficiais do período, levando em conta as produções e currículos em nível nacional e regional. Enquanto referencial teórico, nos pautamos em Escolano, Lestegás e Choppin para o estudo dos livros e manuais escolares enquanto materialização cultural da escola; Saviani e Romanelli para a contextualização do movimento escolanovista no Brasil; bem como Almeida, Pontuschka, Moraes, Santos e Ferracini para a questão da constituição da Geografia acadêmica e escolar no Brasil bem como suas representações nos livros escolares.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Diego Carlos. Movimento Escola Nova e Geografia Moderna Escolar em manuais para o ensino secundário brasileiro (1905-1941). 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.