Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre o ainda não e o não mais: embates da apreensão do real no teatro contemporâneo: respostas políticas a um tempo sem qualidades

Processo: 16/04899-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Ferdinando Martins
Beneficiário:Matheus Cosmo da Silva Dias
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro contemporâneo   Vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grupo OPOVOEMPÉ | Real | Teatros do Real | Teoria e Prática do Teatro

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar e redefinir as práticas dos chamados teatros do real, tais como foram cunhados por Maryvonne Saison, no final da década de 90. Negando, em parte, o comum argumento que insiste numa aproximação entre arte e vida, numa fricção entre elementos reais e ficcionais, e partindo da problematização da própria ideia de real, apoiando-se em conceitos e definições advindas de outras áreas de conhecimento, principalmente a filosofia e a psicanálise, busca-se aqui uma análise teórica onde se cruzem os eixos estéticos, políticos, sociais e éticos, num movimento de completa transdisciplinaridade, conforme defendido por Guattari. Tomando como base alguns dos trabalhos mais recentes do Grupo OPOVOEMPÉ, coletivo atuante dentro e fora da cidade de São Paulo há onze anos, e não pesquisado e registrado minuciosamente em âmbito acadêmico até então, a análise aqui proposta toma como base seu histórico de pesquisa e apresentações, enfatizando dois de seus experimentos: O Espelho - uma contemplação da vida e da finitude, de seu projeto intitulado A Máquina do Tempo (ou longo agora), e A Batalha da Maria Antonia, trabalho que é fruto do projeto Arqueologias do presente, apresentado pela primeira vez em 2013. Dessa maneira, num movimento constante de análise do geral para o particular, da apropriação prática de formulações teóricas e do reconhecimento e elaboração de uma teoria a partir de elementos reveladores da práxis cênica, encontra-se aqui o desejo de aprofundar dois materiais que ainda permanecem carentes de desdobramentos específicos a seu respeito, de modo a possibilitar um novo salto analítico em sua abordagem, bem como o aprofundamento de algumas de suas ideias, a partir do contato com outras superfícies investigativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Matheus Cosmo da Silva. A teatralização do real: uma defesa da política e da cultura em um tempo de caminhos bloqueados. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.