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A atuação da publicidade na construção da noção de "vida boa" na sociedade de consumo

Processo: 15/20642-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Valquíria Padilha
Beneficiário:Letícia Pires de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do consumo   Propaganda   Consumo   Bens de consumo   Teoria crítica   Análise do discurso   Pesquisa qualitativa   Referência bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | Publicidade | Teoria Crítica | Sociologia do Consumo

Resumo

No contexto da sociedade de consumo, as pessoas são submetidas diariamente às estratégias da publicidade, as quais constroem uma concepção de "vida boa" pautada na posse de mercadorias em abundância. Como a concepção de "vida boa" está atrelada ao consumo e de que forma isso aparece nas publicidades? Supomos que a publicidade - eixo central da sociedade de consumo - forma uma concepção de viver bem por meio do consumo de bens e serviços. Assim, a cultura do consumo, por meio da publicidade, nos ensina o que é ser feliz, o que é viver bem, o que é ter sucesso, status, ser viril e sedutor(a), por exemplo. Consideramos que a concepção de "vida boa" é extremamente reducionista do ponto de vista psicossocial, pois as pessoas projetam a felicidade principalmente na posse das mercadorias. A Teoria Crítica (TC) é o referencial teórico dessa pesquisa, já que nos ajuda a analisar como a publicidade consegue entrar, conquistar e permanecer nas mentes e corações dos consumidores. O objetivo da pesquisa é, então, investigar: a) se existe uma relação entre consumo e "vida boa" implícita nos anúncios publicitários e b) como ela se manifesta. Para atingir esse objetivo, no âmbito de uma pesquisa qualitativa, realizaremos levantamento bibliográfico e análise de publicidades veiculadas em televisão, baseando-se no método de análise do discurso fílmico.

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