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Altas habilidades/superdotação e deficiência visual: verificando potencialidades

Processo: 15/26064-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosemeire de Araújo Rangni
Beneficiário:Renata Natalina Carvalho
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Transtornos da visão   Superdotados   Habilidades sociais   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | deficiência visual | Dupla excepcionalidade | Educação Especial | Superdotação | Educação Especial

Resumo

Algumas características nas pessoas quebram o padrão de normalidade definido socialmente. Sendo assim, elas necessitam de investimento para o desenvolvimento de suas potencialidades e outras para a complementação de defasagens. Ainda, há a possibilidade da dupla condição em uma só pessoa. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é verificar indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em adultos com Deficiência Visual, por meio da aplicação de um instrumento de identificação. E como objetivos específicos: analisar a trajetória acadêmica dos pesquisados e verificar a existência de processos inclusivos durante a suas vidas acadêmicas. Para tanto, este estudo de cunho qualitativo e de caso duplo utilizará dois instrumentos, um questionário para a caracterização dos participantes e outro para identificação de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação.

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