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Percepção do suporte social e trajetória acadêmica de estudantes com Transtornos do Espectro do Autismo em uma Universidade pública

Processo: 15/17411-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Lúcia Pereira Leite
Beneficiário:Ana Gabriela Olivati
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Síndrome de Asperger
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:barreiras atitudinais | Desenvolvimento atípico | Ensino Superior | Sindrome de Asperger | suporte social | Transtorno do Espectro do Autismo | Desenvolvimento atípico

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa objetiva investigar e descrever a forma com que estudantes com Transtornos do Espectro do Autismo avaliam seu processo educacional em uma Universidade Pública. Métodos: Participarão dessa pesquisa estudantes que se autodeclararam com Transtornos do Espectro do Autismo que frequentam o ensino superior na UNESP. A seleção da amostra ocorrerá com base em um mapeamento realizado pela universidade, por meio do qual os estudantes se autodeclararam com o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo no ato da confirmação de matrícula. Como instrumentos para a coleta de dados, serão utilizados a Escala de percepção do suporte social (EPSS) e um roteiro norteador de entrevista sobre a acessibilidade e sobre dificuldades ou facilidades para estudar na instituição. Como forma de triagem/avaliação dos participantes que se autodeclararam com Transtornos do Espectro do Autismo, será utilizada a Avaliação de Traços Autísticos - ATA. Os dados obtidos por meio da transcrição das respostas serão analisados qualitativamente, de acordo com o procedimento de núcleo de significação, descrito por Aguiar e Ozella (2006). Apenas os dados obtidos por meio da correção da "Escala de percepção do suporte social" serão tratados estatisticamente, com o intuito de verificar possíveis correlações estatisticamente significantes. Resultados esperados: A partir de uma análise descritiva dos dados obtidos, espera-se descrever as principais dificuldades e ou facilidades encontradas por estudantes com TEA no ensino superior, a existência de eventuais barreiras que possam fazer parte desse contexto além de identificar se esses estudantes se julgam acolhidos socialmente frente à sua inclusão na universidade.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA GABRIELA OLIVATI; LUCIA PEREIRA LEITE. Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Rev. bras. educ. espec., v. 25, n. 4, p. 729-746, . (15/17411-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVATI, Ana Gabriela. Percepção do suporte social e trajetória acadêmica de estudantes com transtornos do espectro autista em uma universidade pública. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

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