Busca avançada
Ano de início
Entree

Haloperoxidase dependente de vanádio: busca de novas fontes e aplicação em sistema de fluxo contínuo visando reações seletivas

Processo: 16/05633-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Leandro Helgueira de Andrade
Beneficiário:Juliana Caldeira Abreu
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peroxidases   Vanádio   Biocatálise   Halogenação   Fluxo contínuo   Algas marinhas

Resumo

A natureza tem desenvolvido um extensivo repertório de estratégias para incorporar halogênios em moléculas orgânicas. A haloperoxidase é um grupo capaz de introduzir átomo de halogênio em moléculas orgânicas nucleofílicas. Dentre as haloperoxidases, as dependentes de vanádio apresentam vantagens sintéticas que corroboram com a sua potencial aplicação como biocatalisador, como tolerância frente a solventes orgânicos, altas temperaturas, bem como a capacidade de halogenar ampla gama de compostos orgânicos, potencialmente de maneira regio e stereo específica. Apesar das vantagens supracitadas, identifica-se na literatura diversos problemas na aplicação dessas metodologias enzimáticas, sendo o mais desafiador a alta reatividade da espécie halogenante gerada pela enzima. Acredita-se que a utilização de um reator com alta estabilidade operacional, aliado ao conceito de "flash chemistry" possa promover a geração controlada e contínua do intermediário reativo, o que poderá contribuir para as reações mais favorecidas cineticamente, corroborando com uma potencial transformação estéreo e region seletiva. Assim, neste projeto propõe-se a busca de novas fontes de haloperoxidase dependente de vanádio, com sua subsequente imobilização e aplicação ao estudo do fluxo contínuo, visando melhorar a seletividade e reatividade enzimática na bromação peroxidativa de substratos orgânicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREIA, VALQUIRIO G.; ABREU, JULIANA C.; BARATA, CAIO A. E.; ANDRADE, LEANDRO H. Iron-Catalyzed Synthesis of Oxindoles: Application to the Preparation of Pyrroloindolines. ORGANIC LETTERS, v. 19, n. 5, p. 1060-1063, MAR 3 2017. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.