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Universidades e desenvolvimento social: análise de programas de universidades da União Européia e estudos de caso em Portugal e Espanha

Processo: 15/18764-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 28 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 11 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo
Beneficiário:Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo
Pesquisador Anfitrião: Manuel F. T. de Valsassina Heitor
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Instituto Superior Técnico (IST), Portugal  
Assunto(s):Formação e capacitação de recursos humanos   Universidades   Sociedade do conhecimento   Pesquisa aplicada   Extensão universitária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Econômico e Social | Extensão universitária | formação de recursos humanos | pesquisa aplicada | Sociedade do Conhecimento | universidades | Políticas públicas de ensino superior

Resumo

O presente projeto vincula-se a atividades desenvolvidas pela equipe do projeto "Ensino Superior, políticas de pesquisa e inovação, processos de desenvolvimento - estudo comparado de quatro países: Alemanha, Brasil, França e Estados Unidos" (Processo Fapesp no 2013/26999-4). Especificamente, o proponente do projeto prevê visitar o Centro de Estudos em Tecnologia, Inovação e Politicas de Desenvolvimento, IN+ do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa e outras instituições europeias, entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, visando avançar na pesquisa que relaciona o desenho institucional de universidades (governança, atividades de ensino, pesquisa e extensão e as interfaces entre essas dimensões) a processos de desenvolvimento socioeconômico. Com esses objetivos, a pesquisa visa compreender melhor as mudanças recentes nas universidades da União Europeia e suas repercussões no Brasil (por exemplo, a influência do Processo de Bolonha na criação de Bacharelados Interdisciplinares em universidades Brasileiras, e seus objetivos comuns). Acrescenta-se a esses objetivos de pesquisa alguns objetivos institucionais, relacionados às atividades do proponente como pró-reitor adjunto de extensão na UFABC: primeiro, conhecer de perto a organização e programas das universidades europeias, visando conhecer soluções que sejam úteis para a gestão e programas da UFABC, com destaque para atividades de extensão universitária; segundo, estabelecer contatos que viabilizem cooperações internacionais, em sintonia com os objetivos de internacionalização estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC.

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