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Os efeitos do treino de tomada de perspectiva em atitudes relacionadas ao autismo e saúde psicológica em tutores com ABA

Processo: 16/11362-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Diana Ferroni Bast
Supervisor: Ian Stewart
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: National University of Ireland, Galway (NUI Galway), Irlanda  
Vinculado à bolsa:15/19184-0 - Um estudo analítico funcional das atitudes implícitas e explícitas do auto perdão: desenvolvendo um treino de tomada de perspectiva, BP.PD
Assunto(s):Psicopatologia   Transtorno autístico   Estresse profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aba | autismo | burn-out | Implicit Relational Frame Theory | relational frame theory | tomada de perspectiva | Psicologia Comportamental

Resumo

Uma pesquisa recente mostrou a correlação de atitudes implícitas negativas de tutores de ABA relacionados ao autismo, por meio do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP), e com psicopatologia e burn-out relacionado ao trabalho. O presente estudo irá testar um protocolo presencial e online de tomada de perspectiva desenvolvido com base na RFT, para intervenção em tutores de ABA e investigar os efeitos do protocolo em suas atitudes implícitas e explícitas, bem como no funcionamento psicológico. Método. 48 participantes serão recrutados da National University of Ireland. Instrumentos psicométricos validados serão empregados para medir auto-compaixão, depressão, ansiedade, estresse, burn-out, evitação e mindfulness. Um IRAP será empregado para avaliar atitudes implícitas com relação ao autismo. Procedimento. Participantes serão aleatoriamente divididos para 3 grupos diferentes (i) tomada de perspectiva, (ii) relaxamento e (iii) controle, e eles receberão alguns questionários antes e depois da intervenção. Os participantes nas condições (i) e (ii) irão participar dos workshops ao vivo e online (por meio de um aplicativo) e, então, serão avaliados em todas as medidas. O delineamento estatístico misto será usado para comparar os grupos. A hipótese principal são reduções diferenciadas nas atitudes negativas implícitas relacionadas ao autismo a favor do grupo de tomada de perspectiva, bem como nas outras medidas usadas (e.g. burn-out, evitação experiencial). Além disso, correlações entre o tempo dedicado ao app, nível de mudança nas atitudes negativas implícitas e saúde geral psicológica também estão previstas (AU)

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